sábado, 13 de outubro de 2012

OS PROFETAS-GURUS E SUAS PROFECIAS INVERTEBRADAS


OS PROFETAS-GURUS E SUAS PROFECIAS INVERTEBRADAS

A marca mais significativa da igreja evangélica contemporânea é a ganância. Não são poucas as pessoas dentro das igrejas que se auto-intitulam profetas com o intuito de beneficiar seu bolso. Hoje, todo mundo que sobe no púlpito tem “uma palavra profética”, se arrogam “voz profética”. Infelizmente, o dom de profecia se tornou na boca desses ”profetas-gurus” um tipo de horóscopo com previsões esdrúxulas para a vida dos crentes. As profecias desses gurus são invertebradas, sem cabeça, tronco e membro, tipo minhoca, sem vértebras escriturísticas. São enganações abstratas para comandar e agradar os incautos. A profecia genuinamente bíblica é aquela que é exercida com absoluta integridade e ausência de ganância material. A verdadeira profecia serve para edificar, exortar e consolar (I Co 14:3), no descrente produz convicção (I Co 14:24).

O estratagema dos profetas-gurus é que eles pregam um Jesus terapeuta que não leva o crente a esvaziar-se de si mesmo e encher-se do Espírito Santo. Em suas mensagens nunca é enfatizado a busca por uma vida santa, pois eles têm uma baixa visão de Deus e uma alta visão do homem. Por isso, não vivem em função de Deus, mas do ouro. Em suas “profecias” arrotam somente bênçãos materiais porque querem ser gigantes aos olhos alheios, não aos olhos de Deus. Os profetas-gurus consideram-se “super-homens espirituais”, oráculos sagrados de Jeová. E, o mais grave é que muitos crentes gostam de estar sob a tutela desses falsários e querem diariamente uma “profetada” que lhes agradem para continuarem com suas vidas infrutíferas e uma fé seca tipo bacalhau de armazém.

A profecia autenticamente bíblica é bem definida e não abstrata. As profecias dos profetas-gurus são vagas. Quando estão no púlpito dizem: “Deus me revela que há cinco pessoas aqui com problema de pressão alta e eu profetizo que você receberá a cura nessa noite”. Ora, numa multidão de mil pessoas é claro que há muitas pessoas com esse tipo de problema. Na sua plena pureza, o dom de profecia requer uma ordem de elevadíssima comunhão entre o vaso e o seu fabricante, uma sintonia profunda com Deus. Portanto, o profeta não é um adivinho, mas uma pessoa que diz: ”Vive o Senhor, o que o Senhor me disser, isso falarei”. Aquele que verdadeiramente tem a voz profética não pensa em tornar sua igreja famosa pelos testemunhos escabrosos e profecias invertebradas. O profeta bíblico não é movido a mamon e nem monta esquemas para projetar seu ministério. O desejo do verdadeiro profeta é satisfazer Aquele que o arregimentou.

O profeta-guru é uma companhia inadequada, pois anuncia ao povo de Deus uma falsa esperança (Jr 23:16). Eles são como camaleões, sempre combinam suas mensagens com a necessidade do ouvinte. A igreja desses gurus enganadores é a casa Bete - Áven, casa do mal, pois o espírito de mentira reina em suas profecias preconizadoras. Em suas profecias, os profetas-gurus oferecem muitas e grandes bênçãos de uma ordem mais maravilhosa que a igreja primitiva experimentou. Esses embusteiros só pensam no cristianismo em termos de sensações. Alguns quando profetizam dão evasão a gritos histéricos e exclamações bizarras. Outros começam com a voz embargada em seguida produz um choro plástico para levar seu público à excitação emocional.

Os profetas-gurus vivem de fazer campanhas atraentes em suas igrejas para lotar os bancos e conduzir a membresia a uma espiritualidade vazia. Esses réprobos se colocam em elevados pedestais e, na arrogância de pavão consideram-se acima de suas “ovelhas” chegando a ser adorado por elas como o próprio Deus. Na verdade, os profetas-gurus tornam seus ouvintes duas vezes mais filhos do inferno do que eles mesmos.

O profeta bíblico é ético, não cobiçoso e temente a Deus. Precisamos de profetas que não façam estardalhaço em torno de Jesus, que não olhem para o próprio umbigo, mas seja cheio de Cristo. O Cristo com olhos como chama de fogo, uma voz como o som de muitas águas, uma boca afiada como espada de dois gumes e uma face como o sol. Desse modo, as profecias não serão invertebradas!

Ir. Marcos Pinheiro