terça-feira, 18 de agosto de 2015

IGREJAS DA PATIFARIA INOVADORA



                          IGREJAS DA PATIFARIA INOVADORA 
“Necessitamos fazer da igreja um lugar agradável para se visitar”; “precisamos repintar constantemente a teologia para acompanhar o ritmo de uma cultura em constante mutação”; “precisamos de um novo tipo de cristão e de um pastor bacana”; “enquanto houver vida, a doutrina deve mudar de uma época para outra”; “Jesus veio ao mundo para nos ajudar a perceber o grande potencial que existe dentro de nós”. Frases como essas causam nojo, pois ensinam um Deus sem ira, um Reino sem julgamento e um Evangelho sem cruz. Essas frases atingem as pessoas bem no alto da cabeça com um martelo de veludo, de modo que elas ficam sem saber o quanto estão sendo enganadas. Na realidade, tais frases ganham o prêmio Oscar da patifaria.
O movimento que invadiu as igrejas evangélicas brasileiras tem a seguinte bandeira: “Ou inovamos ou morreremos”. Este clamor para inovar teologicamente a igreja é bem intencionado, mas equivocado. Tem procedência infernal. A obra de Deus deve ser feita no caminho de Deus. A excelência da igreja não consiste na multidão, mas na pureza. Lamentavelmente, muitos líderes foram afetados à semelhança dos cristãos de Atenas que gastavam seu tempo em nada mais, senão de dizer, ou ouvir alguma coisa nova. Quando estudamos as Escrituras constatamos que o Senhor Jesus e seus apóstolos não dobraram seus princípios para os ventos da mudança. A grande comissão não prevê palestras sobre, o uso da música, drama, teatro, aquecimento global, fontes de energia renováveis e afins. Jesus nos diz para ensinar e pregar a verdade salvífica de Cristo (Mc 16:15). Somos chamados para proclamar a singularidade de Jesus, a realidade do inferno e as exigências da obediência. Portanto, inovar não é preciso.
Nos dias de Eli, os israelitas teve a estratégia inovadora de levar a Arca da Aliança com eles para a batalha contra os filisteus. Eles ignoraram o fato de que a causa de suas derrotas recentes estava em outro naipe. A única cura para Israel era o arrependimento e o retorno para Deus. Eles deveriam ter execrado seus caminhos pecaminosos para terem a bênção do Senhor. Do mesmo modo, a solução para a igreja atual é o arrependimento. A igreja atual será sábia se escolher as velhas formas prescritas nas Escrituras e trilhar pelos nossos antepassados piedosos: “Assim diz o Senhor”. Não temos que inovar nada.
O lema da igreja da patifaria inovadora é: “Você é livre em Cristo, abandone as regras, siga a corrente, a graça de Deus é ampla e inclusiva”. Ou seja, os padrões absolutos são desconsiderados e o estilo de vida carnal é glamourizados. A pregação é castrada de conteúdo bíblico denso. A cerca entre a verdade e a falsidade não existe. A igreja da patifaria inovadora prega a Bíblia e algo mais. As escolas dominicais e seus congressos não passam de “estúdio de desenvolvimento humano” onde se conversa sobre fé e vida cristã em escala internacional. Exploram o papel que o crente pode desempenhar na construção da paz e na reconciliação, na saúde global do planeta referente ao cuidado ambiental. Tudo se baseia na ideia de que podemos trazer o céu à terra. Precisamos lutar contra a opressão, o racismo e dar fim à pobreza. Os crentes são encaixados no modelo de Martin Luther King, Leonardo Boff, Nelson Mandela, Dom Helder Câmara, Madre Tereza de Calcutá e Desmond Tutu.
A igreja da patifaria inovadora tem reduzido a vida cristã a gestos, ovações, declarações grandiloquentes, frases de efeito. Tem deixado de ser firmeza na caminhada e coluna da verdade. Ela propõe uma formação “espiritual” por imersão em história sendo a Bíblia um contador de histórias em vez de ser algo cheio de exigências e regras santas a ingerir. É verdade que o cristianismo não se caracteriza por listas do que se deve fazer ou não. Ele gira em torno de relacionamentos, mas relacionamentos são guardados e preservados por regras.
Os líderes das igrejas da patifaria inovadora sempre dizem: “O importante é que todos nós amemos a Jesus”. Nesse contexto, perderam o olhar aguçado para a doutrina. Tornaram-se ativistas sociais apaixonados que, em seu desejo de amar alguém, acabam por não rejeitar nada. Toleram tudo. Jesus advertiu a igreja de Tiatira: “Vocês são amorosos, o que é bom, mas sua tolerância não é amor, é infidelidade”. Os pastores dessas igrejas vêm Jesus como o poeta sonhador que coloca as pessoas em seu Reino de paz independente como elas vivem. Eles chamam as pessoas a viverem a vida de Jesus e ao mesmo tempo minimizam a doutrina da punição eterna. Esquecem que precisamos da ira de Deus para manter-nos honestos em relação ao evangelismo. Crer no julgamento de Deus nos ajuda a ser mais semelhantes a Jesus. 
O que mais surpreende é que nas igrejas da patifaria inovadora os cultos são superlotados. O espaço físico tem a aparência de um night club, ou seja, como um bar de comediantes. Os sermões são aguados. O Evangelho é para levantar o ânimo, não para moldar a vida. O culto é um programa de auditório. Aplausos para aqui, aplausos para acolá. Entre um louvor e outro vêm os avisos enfadonhos e as brincadeirinhas do pastor bacana. Os corinhos são de música pobre e de teologia manca. Tudo é feito no ritmo de rock, samba e axé. A imaginação é fértil, mas desengonçada. O esquisito é que as pessoas ao louvarem fazem cara de quem sente dor no rim, apertam os olhos, com ar sofrido, e se requebram. Quanta ingenuidade, quanta patifaria! 
A igreja do Senhor Jesus é a companhia dos salvos engajados com Cristo, não um grupo em busca de patifaria e entretenimento.
Segue abaixo as igrejas da patifaria inovadora em Fortaleza:
IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS – MINISTÉRIO CANAÃ.
IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS – MINISTÉRIO MADUREIRA.
IGEJA ASSEMBLÉIA DE DEUS – MINISTÉRIO BELA VISTA.
IGREJA BATISTA CENTRAL.
IGREJA BETESDA.
COMUNIDADE CRISTÃ LOGOS.
IGREJA NOVA VIDA – MINISTÉRIO NOVA VIDA.
IGREJA DO SENHOR JESUS SANTUÁRIO DO ESPÍRITO SANTO.
COMUNIDADE DO AMOR.  
COMUNIDADE DAS NAÇÕES.
IGREJA DA PAZ.
MINISTÉRIO APOSTÓLICO NOVA UNÇÃO.
IGREJA EVANGÉLICA VERBO DA VIDA.
IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS.
IGREJA INTERNACIONAL DA GRAÇA DE DEUS.
IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS.
ORMECE – Ordem dos pastores evangélicos do Estado do Ceará.
Tenho dito
Ir. Marcos Pinheiro