quinta-feira, 30 de junho de 2016

MEIO-CONVERTIDO? SÓ FALTAVA ESSA!



                         MEIO-CONVERTIDO? SÓ FALTAVA ESSA!

De acordo com Romanos 8:1-9, encontramos apenas dois tipos de indivíduos: convertidos e não convertidos. Ou seja: os que são nascidos do Espírito de Deus e os não regenerados que não experimentaram o novo nascimento. Não existe meio-convertido. Assim como não existe meio ovo, não existe meio crente. Quem anda na carne e deleita-se na carne, o resultado é morte eterna: “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz” (Rm 8:5,6). Observe as duas alternativas: carne e morte ou vida e paz. É impossível obedecer à carne e o Espírito ao mesmo tempo. Quem vive segundo a carne não é crente carnal, é inimigo de Deus e a morte eterna o aguarda (Rm 8:7, 13). Jesus foi categórico: “Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha” (Mat 12:30).

Viver na prática do pecado, amar as coisas deste mundo não é sinônimo de crente carnal nem de meio-convertido ou meio-crente, e sim, de ímpio. Quem pensa que viver cometendo pecado tem título de crente carnal e que irá para o céu com poucas recompensas, está sumariamente enganado. Não há céu para aqueles que mantêm um comportamento similar ao do ímpio.

O conceito de crente carnal é oriundo da imperfeita interpretação de I Coríntios 3:1-4. Observa-se que em I Coríntios capítulo 1, Paulo fala que os Coríntios são pessoas nascidas, regeneradas pelo Espírito Santo. No capítulo 2, do mesmo livro, Paulo ressalta que os coríntios foram recebedores da graça de Deus. Portanto, Em I Coríntios 3:1-4 o apóstolo não está estabelecendo a categoria de crente carnal, como alguns defendem. Paulo não está dizendo que ao se aceitar Jesus como Senhor e Salvador a pessoa é promovida do nível “natural” para o nível “carnal” e depois de algum tempo passa para uma patente maior, que é o nível “espiritual”. O apóstolo também não está dizendo que a salvação tem dois estágios: o 1º estágio a pessoa aceita Jesus como salvador e aí é crente carnal; no 2º estágio aceita Jesus como Senhor, aí é crente espiritual. Essas exegeses não são corretas. É um oximoro pensar que uma pessoa que vive segundo a carne é convertida. Paulo enfatiza: “Se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas se passaram; eis que tudo se fez novo” (II Co 5:17). Quem é nova criatura, vive em boas obras (Ef 2:10), dar frutos, é sal e luz do mundo.

É claro que por sermos pecadores podemos em alguma ocasião exibir carnalidade em nosso comportamento até porque a carne milita contar o espírito (Gl 5:17). Nessa ocasião, o Espírito Santo testifica com o nosso espírito o nosso pecado e vamos aos pés de Cristo em agonia de arrependimento e retornamos à sintonia com Deus.

Em I Coríntios 3: 1-4 Paulo dirige-se aos coríntios dizendo que eles estavam na contramão da fé professada e que as ocasiões carnais precisavam ser corrigidas. O apóstolo não estava dizendo que a carnalidade era a característica deles, mas estava reprovando a carnalidade específica – facções, partidarismo, entre eles. Na verdade, Paulo os repreendeu por agirem como incrédulos não postulando um tipo de sub-crentes conhecidos como crentes carnais. No intuito de leva-los à reflexão cristã, Paulo dirige-se a eles como descrentes. Portanto, é forçar o texto afirmar que Paulo estabeleceu o conceito de crente carnal.

Vale salientar que o conceito de crente carnal é corroborado pelo evangelismo carnal praticado em nossos dias. Estabeleceu-se no meio evangélico que tudo que uma pessoa precisa fazer para ser salva é levantar a mão e ir à frente diante de um apelo dramático e sensacionalista. A visão de muitos líderes é ganhar almas a qualquer custo, quer seja pelo Evangelho, quer seja pela asneira. Alguns chegam às raias do ridículo ao dizerem: “Precisamos fazer loucuras por Jesus”. Nesse contexto, a mensagem é suavizada, amalgamada com o mundanismo, portanto, atrativa à mente carnal. O resultado é a igreja cheia de bodes. E, esses bodes são rotulados de crentes carnais ao invés de ímpios.

Ir. Marcos Pinheiro

Um comentário:

  1. Glória à Deus,fui impactada pelo Espírito Santo de Deus com essa mensagem..Obrigada irmão,Deus te Abençoe!

    ResponderExcluir