sexta-feira, 10 de novembro de 2017

NARCISISMO E TRIUNFALISMO NOS CÂNTICOS

                                  NARCISISMO E TRIUNFALISMO NOS CÂNTICOS

Há uma abundância de cantores evangélicos que estão fomentando o narcisismo nas pessoas através de suas canções. A estima do "eu" está profundamente arraigada nas letras. Há uma música que repete 9 vezes o próprio “eu” – “Remove a MINHA pedra, ME chama pelo nome, ...MINHA estória, ... MEUS sonhos, ... MINHA vida, ...ME faz..., ME toca..., ME chama..., ressuscita-ME. Tudo é centrado no “eu”, no “me”.

Outra música é uma verdadeira mantra hinduísta – “Me ama, Ele me ama, Ele me ama, Ele me ama, me ama, Ele me ama, Ele me ama, Ele me ama”. Proclama ainda uma aberração antibíbica – “Então, de repente não vejo mais minhas aflições eu vejo a glória”. A glória de Deus só veremos no céu. Moisés quis ver a glória de Deus e Deus lhe disse: “Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá”. Como se não bastasse há erotismo na música – “O céu se une à terra como um beijo apaixonado”.

Outra música tem sabor triunfalista – “Se diante de mim, não se abrir o mar, Deus vai me fazer andar por sobre as águas”. Quando estivermos diante de uma barreira humanamente intransponível, o Senhor nem sempre livrará nosso corpo de perecer. Os primeiros cristãos eram atirados aos leões e Deus não livrou seus corpos. Mesmo assim, enquanto seus corpos eram devorados pelos leões, eles cantavam hinos de louvores a Deus.

Muitas vezes o perecimento do corpo serve como testemunho de conversão genuína. Deus não livrou Estevam de pedradas em seu corpo. Mas, o seu testemunho encantou o mundo da época, e ainda encanta hoje. Paulo, Pedro e os apóstolos tiveram seus corpos trucidados. Mas, isso serviu para demonstrar a real fé que tinham. Então, se diante de nós, aparecer o “mar vermelho”, não implica necessariamente que andaremos sobre as águas. Podemos perecer cantando hinos de louvores a Deus que servirá de testemunho de uma fé real.

Outra catástrofe teológica - “Rompendo em fé com ousadia vou mover no sobrenatural”. Humanismo triunfalista! Não encontramos na Bíblia uma passagem sequer que mostre alguém movendo o sobrenatural e muito menos com ousadia. Todos os exemplos sobrenaturais ocorridos nas Escrituras houve sempre a orientação direta de Deus. Aqueles que pensam poder por si mesmo mover o sobrenatural com suas “determinações” e “decretos” diminuem Deus e o faz um fantoche.

Outra bobagem diz – “Não morrerei enquanto a promessa não se cumprir, quem tem promessa de Deus não morre não”. Claro que morre! Essa música coloca o crente como um “Super-homem”. Mais uma vez temos o homem no centro e Deus na periferia. Essa frase fere Hebreus 11:13 e 39 que diz referindo-se aos heróis da fé: “Todos estes, tendo tido testemunho de fé, não alcançaram a promessa, morreram na fé sem terem recebido as promessas”.

Essa é uma verdadeira apologia ao narcisismo - “Tudo o que eu consigo é imaginar a riqueza que há dentro de você”. Isso contraria Mateus 15:19 que afirma que dentro do homem só tem perversidade. “Você é precioso, mais raro que o ouro de Ofir”. Paulo grita: “Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma” (Rm 3:9). A graça que nos alcançou não nos tornou raro. Somos servos inúteis (Lucas 17:10).

Calvino disse: “Cante as Escrituras”. Lutero disse: “A música é serva da teologia”.

Ir. Marcos Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário