sábado, 7 de outubro de 2017

SORTEIO NA IGREJA? ESSA NÃO!



                                SORTEIO NA IGREJA? ESSA NÃO!

Alguns pastores dizem que realizar sorteio na igreja não tem nada demais, pois Pedro usou sorteio para escolher o substituto de Judas Iscariotes.

Jesus ordenou que os discípulos não fizessem nada até a vinda do Espírito Santo. O Espírito Santo os direcionaria em tudo (Lucas 24:49). A Igreja não deveria agir antes da chagada do Espírito Santo. Pedro, porém, precipitou-se e resolveu escolher um novo apóstolo para substituir Judas Iscariotes. Pedro agiu antes de o Espírito Santo chegar. Ele usou a sorte baseando-se no Antigo Testamento em que Deus permitia em alguns casos o uso da sorte, fazendo expressar Sua vontade soberana.

Pedro era cheio de coisas judaicas, ele quis misturar a Lei, o uso da sorte no Antigo Testamento, e a Graça. Em Gálatas 2:14 Paulo repreende Pedro pelo fato dele ter obrigado aos gentios viverem como judeus. Isso deixa claro que Pedro era cheio de coisas judaicas, que o levou à precipitação, escolhendo o homem errado para apóstolo, Matias.

Todos os apóstolos foram escolhidos diretamente por Jesus Cristo: “Depois, subiu ao monte e chamou os que Ele mesmo quis e vieram para junto dele” (Mateus 3:13). Em Atos 1:2 diz que Jesus escolheu os apóstolos. Paulo foi o legítimo substituto de Judas, pois foi escolhido diretamente por Cristo (Gl 1:1).

Efésios 2:20 diz que os apóstolos são fundamentos da igreja. Se Matias foi o substituto de Judas e, portanto, fundamento da igreja, onde estão registrados os sinais de seu apostolado? Onde estão as epístolas de Matias? No entanto, temos quatorze epístolas paulinas no Novo Testamento. Em Efésios 3:3, Paulo se inclui como apóstolo que recebeu a revelação de Deus. Nota-se que após a eleição de Matias, não vemos mais o seu nome na Bíblia. O nome de Paulo marca o livro de Atos dos Apóstolos, bem como todo o Novo Testamento.

Atos 1:21 e 22 registra que Matias estava entre as testemunhas da ressurreição Jesus. Se Matias foi o substituto de Judas por que Jesus ao vê-lo, não o escolheu naquela ocasião? Verifica-se que, logo que Matias foi escolhido por sorte ele foi contado com os onze apóstolos, mas não diz que ele tenha se tornado um apóstolo: “E por voto comum, foi contado com os onze apóstolos” (Atos 1:26). Isto vem revelar o ato precipitado de Pedro usando a sorte para escolher o substituto de Judas. Em João 15:16 Jesus diz aos onze discípulos que os havia escolhido. Do mesmo modo, Jesus diz com relação a Paulo “este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios” (At 9:15).

Aqueles que defendem Matias como o substituto de Judas alegam que uma oração foi realizada antes da sua escolha. Ora, a Bíblia ensina que o Senhor só atende as orações que são feitas de acordo com a sua vontade (I João 5:14). As Escrituras registram tanto os acertos como os erros dos seus servos. Portanto, a oração feita naquele momento estava desconforme com a vontade de Deus, pois o uso da sorte não é prática Neo-Testamentária.

Pedro misturou os princípios da Lei com os princípios da Graça na escolha de Matias quando utilizou a sorte. Fica evidente que o Senhor não direcionou aquela sorte usada por Pedro. Pedro seguindo sua impulsividade se precipitou. Com a vinda de Jesus ao mundo o que pertencia à Lei tornou-se antiquado (Hebreus 8:13). O autor de Hebreus se refere à Antiga Aliança dizendo que aquilo que pertencia a Lei, no caso, a sorte, já foi abolido pela Nova Aliança, pois o ministério de Jesus é mais excelente (Hebreus 8:6).

O uso de sorteio quer dentro da igreja ou fora dela é judaização do cristianismo. É abominação! Cuidado com os pastores judaizados!

Ir. Marcos Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário