NEOPENTECOSTALISMO: DESSERVIÇO AO EVANGELHO
Diversos movimentos pentecostais têm surgido ao longo dos anos. Portanto, é preciso saber distinguir o verdadeiro do falso pentecostalismo. O conhecido movimento denominado neopentecostal surgiu nos meados do século XX. O neopentecostalismo se propôs a dinamizar as práticas litúrgicas, a cristologia, a eclesiologia e a prática hermenêutica. No que diz respeito à prática litúrgica, o neopentecostalismo apresenta um problema dos mais graves. Em seus cultos, as campanhas de cura, prosperidade material, saúde e revelação têm proeminência. A preocupação maior não é a glória de Deus, mas as necessidades humanas focadas por uma ótica hedonista. O slogan das igrejas neopentecostais é: “Você nasceu para vencer”. É uma frase elegante e até estimula nossa vida diária, mas está teologicamente errada. Nós não nascemos para vencer. Nascemos para servir e glorificar a Deus. Nascemos para viver com Deus e para Deus. O alvo da nossa vida como servos do Senhor, deve ser Deus e não nós mesmos, e não nossos projetos pessoais. O crente verdadeiro tem um único projeto: glorificar a Deus em sua vida com sofrimento ou sem sofrimento, com revezes ou sem revezes. Os mártires da igreja se viam a si mesmos como secundários e Deus como o prioritário, por isso glorificaram a Deus em seus sofrimentos. Nos cultos neopentecostais o homem é o foco, é a causa e a razão. O homem é o centro do culto e Deus torna-se servo. A liturgia neopentecostal toma uma direção totalmente horizontal. Um slogan bastante usado pelos líderes neopentecostais é: “Aqui o milagre é coisa natural”. Ora, se é natural não é milagre. Ademais, esses líderes esquecem que o culto deve expressar a natureza espiritual da igreja e seu relacionamento com Deus. A liturgia de um culto deve enfatizar o senhorio de Jesus e não apenas Jesus como provedor de necessidades humanas. O culto neopentecostal é pobre de Bíblia. A Bíblia não é central é periférica. As pregações são cheias de chavões positivos do tipo: “Deus tem uma vitória para você nesta noite”, “O gigante será derrotado nesse culto”, “Use a fé e prospere”. Enfim, é uma epidemia de confissões positiva e pouquíssima Bíblia. Dificilmente se ouvirá uma mensagem sobre perdão de pecados, a necessidade de arrependimento, vida de renúncia e a volta de Jesus nos púlpitos neopentecostais. Os sermões neopentecostais mostram um Jesus fraco e demônios fortes. Mostram um Jesus que salva, mas não tem poder para encher a vida da pessoa. Tanto isso é verdade que na visão neopentecostal o crente continua de quando em quando sendo possesso de demônios. Há uma supervalorização dos demônios chegando às raias do ridículo: “Comece a se manifestar pomba gira”, “Manifeste-se exu tranca-rua” são frases que saem da boca dos gurus neopentecostais. O clima de um culto neopentecostal é de lavagem cerebral pela técnica de repetição de frases curtas: “Olhe para seu irmão e diga...” Não é um clima de ensino e doutrina. A técnica é de manipulação e de despersonalização. A letra dos cânticos nos cultos neopentecostais expressa uma linguagem mística, e muitas vezes esotérica, sem abordar as verdades fundamentais da teologia cristã. Os grandes temas da fé como a salvação, a cruz, a redenção e a justificação não são mencionados nos cânticos. A realidade é que se espremermos a maioria dos cânticos neopentecostais não dá uma colher de sopa de doutrina. As letras das músicas são guisados de Jacó que trazem malefícios à fé apostólica. Falam de paz e amor para elevar o ego dos ouvintes. Quanto à cristologia constata-se claramente que a pessoa de Jesus se esvanece no neopentecostalismo. O Cristo dos neopentecostais é uma pessoa decorativa, é uma pálida caricatura do Cristo do Novo Testamento, pois o nome de Jesus é mostrado como se fosse uma senha para acessar o site das maravilhas e fazer o download do milagre de que se necessita. O Jesus dos neopentecostais é mostrado não como a segunda pessoa da trindade, mas como um mágico, um talismã, um nome a manipular, um dístico. Tanto isso é verdade que a ênfase teológica do neopentecostalismo não é cristológica, mas pneumatológica, ou seja, a pessoa de Jesus é apagada e a ênfase é dada ao Espírito Santo. Para os pastores neopentecostais, Cristo é o canal para nos trazer o Espírito Santo, quando na verdade é o Espírito Santo quem nos conduz a Cristo e que desvenda a pessoa de Cristo ao fiel. Quando a cristologia é fraca a soberba do homem é grande. A palavra de João Batista “Importa que Ele cresça e que eu diminua” não encontra espaço no neopentecostalismo. Os líderes neopentecostais se vêem como mediadores entre Deus e os homens. Sua palavra supera o valor das Escrituras. Eles disputam espaço com Cristo. Eles gritam: “Eu senti no meu coração e pronto”, ou seja, se sentiu no coração é verdade absoluta. Esquecem esses líderes que não é que nós sentimos em nosso coração, é o que a Bíblia diz. Se sentirmos de uma maneira, e a Bíblia disser de outra, nós é que estamos equivocados, e não a Bíblia. Os crentes antigos oravam assim: “Senhor me esconde atrás da cruz de Cristo”, os líderes neopentecostais trocaram a oração por: “Senhor esconde a cruz de Cristo atrás de mim”. De acordo com as Escrituras o verdadeiro pastor pregar a obra de Jesus, mas os pastores neopentecostais completam a obra de Jesus, ou seja, Jesus só produz efeito na vida de uma pessoa através da “oração forte” que eles fizerem. Só eles têm poder sobre os demônios, só eles têm “a chave da oração forte”. Eles são o Sumo-Sacerdote e Jesus é apenas um ente espiritual. Nesse contexto, Jesus precisa ser reforçado pela “oração forte” de um guru neopentecostal. O neopentecostalismo é maléfico, pois apresenta um Evangelho descorado onde as visões e revelações estrambóticas é o referencial para o crescimento espiritual. Enfim, o neopentecostalismo é um desserviço ao Evangelho.
Ir. Marcos Pinheiro
Diversos movimentos pentecostais têm surgido ao longo dos anos. Portanto, é preciso saber distinguir o verdadeiro do falso pentecostalismo. O conhecido movimento denominado neopentecostal surgiu nos meados do século XX. O neopentecostalismo se propôs a dinamizar as práticas litúrgicas, a cristologia, a eclesiologia e a prática hermenêutica. No que diz respeito à prática litúrgica, o neopentecostalismo apresenta um problema dos mais graves. Em seus cultos, as campanhas de cura, prosperidade material, saúde e revelação têm proeminência. A preocupação maior não é a glória de Deus, mas as necessidades humanas focadas por uma ótica hedonista. O slogan das igrejas neopentecostais é: “Você nasceu para vencer”. É uma frase elegante e até estimula nossa vida diária, mas está teologicamente errada. Nós não nascemos para vencer. Nascemos para servir e glorificar a Deus. Nascemos para viver com Deus e para Deus. O alvo da nossa vida como servos do Senhor, deve ser Deus e não nós mesmos, e não nossos projetos pessoais. O crente verdadeiro tem um único projeto: glorificar a Deus em sua vida com sofrimento ou sem sofrimento, com revezes ou sem revezes. Os mártires da igreja se viam a si mesmos como secundários e Deus como o prioritário, por isso glorificaram a Deus em seus sofrimentos. Nos cultos neopentecostais o homem é o foco, é a causa e a razão. O homem é o centro do culto e Deus torna-se servo. A liturgia neopentecostal toma uma direção totalmente horizontal. Um slogan bastante usado pelos líderes neopentecostais é: “Aqui o milagre é coisa natural”. Ora, se é natural não é milagre. Ademais, esses líderes esquecem que o culto deve expressar a natureza espiritual da igreja e seu relacionamento com Deus. A liturgia de um culto deve enfatizar o senhorio de Jesus e não apenas Jesus como provedor de necessidades humanas. O culto neopentecostal é pobre de Bíblia. A Bíblia não é central é periférica. As pregações são cheias de chavões positivos do tipo: “Deus tem uma vitória para você nesta noite”, “O gigante será derrotado nesse culto”, “Use a fé e prospere”. Enfim, é uma epidemia de confissões positiva e pouquíssima Bíblia. Dificilmente se ouvirá uma mensagem sobre perdão de pecados, a necessidade de arrependimento, vida de renúncia e a volta de Jesus nos púlpitos neopentecostais. Os sermões neopentecostais mostram um Jesus fraco e demônios fortes. Mostram um Jesus que salva, mas não tem poder para encher a vida da pessoa. Tanto isso é verdade que na visão neopentecostal o crente continua de quando em quando sendo possesso de demônios. Há uma supervalorização dos demônios chegando às raias do ridículo: “Comece a se manifestar pomba gira”, “Manifeste-se exu tranca-rua” são frases que saem da boca dos gurus neopentecostais. O clima de um culto neopentecostal é de lavagem cerebral pela técnica de repetição de frases curtas: “Olhe para seu irmão e diga...” Não é um clima de ensino e doutrina. A técnica é de manipulação e de despersonalização. A letra dos cânticos nos cultos neopentecostais expressa uma linguagem mística, e muitas vezes esotérica, sem abordar as verdades fundamentais da teologia cristã. Os grandes temas da fé como a salvação, a cruz, a redenção e a justificação não são mencionados nos cânticos. A realidade é que se espremermos a maioria dos cânticos neopentecostais não dá uma colher de sopa de doutrina. As letras das músicas são guisados de Jacó que trazem malefícios à fé apostólica. Falam de paz e amor para elevar o ego dos ouvintes. Quanto à cristologia constata-se claramente que a pessoa de Jesus se esvanece no neopentecostalismo. O Cristo dos neopentecostais é uma pessoa decorativa, é uma pálida caricatura do Cristo do Novo Testamento, pois o nome de Jesus é mostrado como se fosse uma senha para acessar o site das maravilhas e fazer o download do milagre de que se necessita. O Jesus dos neopentecostais é mostrado não como a segunda pessoa da trindade, mas como um mágico, um talismã, um nome a manipular, um dístico. Tanto isso é verdade que a ênfase teológica do neopentecostalismo não é cristológica, mas pneumatológica, ou seja, a pessoa de Jesus é apagada e a ênfase é dada ao Espírito Santo. Para os pastores neopentecostais, Cristo é o canal para nos trazer o Espírito Santo, quando na verdade é o Espírito Santo quem nos conduz a Cristo e que desvenda a pessoa de Cristo ao fiel. Quando a cristologia é fraca a soberba do homem é grande. A palavra de João Batista “Importa que Ele cresça e que eu diminua” não encontra espaço no neopentecostalismo. Os líderes neopentecostais se vêem como mediadores entre Deus e os homens. Sua palavra supera o valor das Escrituras. Eles disputam espaço com Cristo. Eles gritam: “Eu senti no meu coração e pronto”, ou seja, se sentiu no coração é verdade absoluta. Esquecem esses líderes que não é que nós sentimos em nosso coração, é o que a Bíblia diz. Se sentirmos de uma maneira, e a Bíblia disser de outra, nós é que estamos equivocados, e não a Bíblia. Os crentes antigos oravam assim: “Senhor me esconde atrás da cruz de Cristo”, os líderes neopentecostais trocaram a oração por: “Senhor esconde a cruz de Cristo atrás de mim”. De acordo com as Escrituras o verdadeiro pastor pregar a obra de Jesus, mas os pastores neopentecostais completam a obra de Jesus, ou seja, Jesus só produz efeito na vida de uma pessoa através da “oração forte” que eles fizerem. Só eles têm poder sobre os demônios, só eles têm “a chave da oração forte”. Eles são o Sumo-Sacerdote e Jesus é apenas um ente espiritual. Nesse contexto, Jesus precisa ser reforçado pela “oração forte” de um guru neopentecostal. O neopentecostalismo é maléfico, pois apresenta um Evangelho descorado onde as visões e revelações estrambóticas é o referencial para o crescimento espiritual. Enfim, o neopentecostalismo é um desserviço ao Evangelho.
Ir. Marcos Pinheiro
Apreciei muito seu blog...estava tentando seguir mais a sua caixa da seguidores esta indisponivel...
ResponderExcluirGraça e paz!!!
BOM...ATÉ QUE ENFIM VOU PODER COMENTAR!RSRSRS.A PAZ DO SENHOR IRMÃO MARCOS,GOSTEI DA POSTAGEM!MEU CORAÇÃO DÓI MUITO QUANDO VEJO A REALIDADE DO CRISTIANISMO NAS NOSSAS IGREJAS,E É COMO O IRMÃO DISSE,AS PESSOAS PARECEM SERVIR A DEUS APENAS PARA RECEBER UM RETORNO POSITIVO!É COMO SE ESTIVESSEM FAZENDO UM GRANDE FAVOR A DEUS SÓ POR SEREM CRISTÃS E AÍ DEUS DEVE RECOMPENSÁ-LOS PORISSO!!!VÊEM UM DEUS BOM,GRANDE,EXCELENTE,SÓ PELO BEM QUE LHES FAZEM,NÃO PELO QUE ELE REPRESENTA POR SI SÓ INDEPENDENTE SE VAI NOS ABENÇOAR OU NÃO!!!ISSO NÃO É AMOR,É INTERESSE!E COMO PARA CONSEGUIR SERVIR A DEUS DE VERDADE É SÓ PRA QUEM AMA,OS INTERESSEIROS SÓ CONSEGUEM PRESTAR UM CULTO SE ESSE TIVER CHEIOS DE ATRAÇÕES,AMBIENTE DESCONTRAÍDO,O MINISTRO TAMBÉM TEM QUE SER UM "ARTISTA" PARA CATIVÁ-LOS E CONSEGUIR SUA ATENÇÃO,E É CLARO,DEVE TAMBÉM TRAZER-LHES BENEFÍCIOS,DO CONTRÁRIO,QUE "CULTINHO MONÓTONO",NÃO É?NÃO ENTENDEM O QUE É APRESENTAR OS CORPOS EM SACRIFÍCIO VIVO E VERDADEIRO EM OFERTA DE ADORAÇÃO A DEUS,NÃO CONHECEM O DEUS QUE PREGAM E MUITO MENOS O AMA,TEM ELE APENAS COMO UM SUPER-HERÓI,ALGUÉM QUE ADMIRAM PELO QUE ELE FAZ,ESSA É RAZÃO DE AGIREM COMO O IRMÃO DETALHOU!
ResponderExcluirEU ACREDITO QUE JESUS CURA,ABENÇOA,LIBERTA,EXPULSA OS DEMÔNIOS,CONHECE OS PENSAMENTOS E O FUTURO,SABEMOS QUE ELE TEM TODO PODER,MAS O SEU PROPÓSITO É QUE O HOMEM NÃO SEJA APENAS CURADO DE UMA ENFERMIDADE,MAS QUE NÃO PEQUE MAIS(JOAO 5:14)ELE NÃO QUER QUE NINGUÉM O SIGA POR CAUSA DE "PÃES",MAS POR RECONHECERMOS QUE ELE É O "PÃO DA VIDA"(JOÃO 6:25-36).PRECISAMOS CONHECER A DEUS,AMÁ-LO,POIS SÓ ASSIM PODEREMOS SERVÍ-LO COM EXCELÊNCIA E AGRADÁ-LO E ASSIM ADQUIRIR CONDIÇÃO DE PERFEIÇÃO PARA MORARMOS NO CÉU!É BEM VERDADE QUE OS MILAGRES EXTERIORES,BENÇÃOS EM GERAL FAZEM BEM A NÓS PARA GARANTIR UMA BOA ESTADIA NA TERRA,MAS SÓ O MILAGRE DA TRANSFORMAÇÃO INTERIOR PODE GARANTIR NOSSA ESTADIA NO CÉU!
GOSTEI DO BLOG E ME TORNEI SEGUIDOR, GRAÇAS A DEUS ENCONTREI MAIS UM DOS RAROS HOMENS DE DEUS QUE ESTÃO BATALHANDO PELA SÃ DOTUTRINA. EUA AMO A SÃO DOUTRINA E POR ISSO QUERIA CONVIDALO A VISITAR MEU BLOG Diaconogeraldocardoso.blogspot.com E DAR UMA OLHADA NO ESTUDO QUE EU FIZ SOBRE A TELEVISÃO E TAMBEM UM SOBRE ROUPA E DEIXASSE UM COMENTARIO. TENHO CERTEZA QUE O IRMÃO VAI GOSTAR POIS PELO QUE LI NO SEU BLOG TEMOS O MESMO PENSAMENTO SOBRE ESSES DOIS ASSUNTOS. FICA NA PAZ IRMÃO E CONTINUE DEFENDENDO A SÃ DOUTRINA.
ResponderExcluirJá ouviu falar em "párágrafo"? isso é bom pra facilitar a leitura e tb... a estrutura do layout dos posts então dificultando a leitura..muito larga (comprida). Use colunas mais estreitas e não deixe de usar o tal do parágrafo. vai tornar a leitura mais fácil e boa.
ResponderExcluirabraço do irmão que entende dessas coisas.