SORTEIO NA IGREJA? ESSA NÃO!
Alguns pastores dizem
que realizar sorteio na igreja não tem nada demais, pois Pedro usou sorteio para
escolher o substituto de Judas Iscariotes.
Jesus ordenou que os
discípulos não fizessem nada até a vinda do Espírito Santo. O Espírito Santo os
direcionaria em tudo (Lucas 24:49). A Igreja não deveria agir antes da
chagada do Espírito Santo. Pedro, porém, precipitou-se e resolveu escolher um
novo apóstolo para substituir Judas Iscariotes. Pedro agiu antes de o Espírito
Santo chegar. Ele usou a sorte baseando-se no Antigo Testamento em que Deus
permitia em alguns casos o uso da sorte, fazendo expressar Sua vontade
soberana.
Pedro era cheio de
coisas judaicas, ele quis misturar a Lei, o uso da sorte no Antigo Testamento,
e a Graça. Em Gálatas 2:14 Paulo repreende Pedro pelo fato dele ter obrigado
aos gentios viverem como judeus. Isso deixa claro que Pedro era cheio de coisas
judaicas, que o levou à precipitação,
escolhendo o homem errado para apóstolo, Matias.
Todos os apóstolos foram
escolhidos diretamente por Jesus Cristo: “Depois, subiu ao monte e chamou os
que Ele mesmo quis e vieram para
junto dele” (Mateus 3:13). Em Atos 1:2 diz que Jesus escolheu os apóstolos. Paulo foi o legítimo substituto de Judas, pois foi escolhido
diretamente por Cristo (Gl 1:1).
Efésios 2:20 diz que os
apóstolos são fundamentos da igreja. Se Matias foi o substituto de Judas e,
portanto, fundamento da igreja, onde estão registrados os sinais de seu
apostolado? Onde estão as epístolas de Matias? No entanto, temos quatorze
epístolas paulinas no Novo Testamento. Em Efésios 3:3, Paulo se inclui como
apóstolo que recebeu a revelação de Deus. Nota-se que após a eleição de Matias,
não vemos mais o seu nome na Bíblia. O nome de Paulo marca o livro de Atos dos
Apóstolos, bem como todo o Novo Testamento.
Atos 1:21 e 22 registra
que Matias estava entre as testemunhas da ressurreição Jesus. Se Matias foi o
substituto de Judas por que Jesus ao vê-lo, não o escolheu naquela ocasião? Verifica-se
que, logo que Matias foi escolhido por sorte ele foi contado com os onze apóstolos, mas não diz que ele tenha se
tornado um apóstolo: “E por voto comum, foi contado com os onze apóstolos”
(Atos 1:26). Isto vem revelar o ato precipitado de Pedro usando a sorte para
escolher o substituto de Judas. Em João 15:16 Jesus diz aos onze discípulos que
os havia escolhido. Do mesmo modo, Jesus diz com relação a Paulo “este é para
mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios” (At 9:15).
Aqueles que defendem
Matias como o substituto de Judas alegam que uma oração foi realizada antes da
sua escolha. Ora, a Bíblia ensina que o Senhor só atende as orações que são
feitas de acordo com a sua vontade (I João 5:14). As Escrituras registram tanto
os acertos como os erros dos seus servos. Portanto, a oração feita naquele
momento estava desconforme com a vontade de Deus, pois o uso da sorte não é
prática Neo-Testamentária.
Pedro misturou os
princípios da Lei com os princípios da Graça na escolha de Matias quando utilizou
a sorte. Fica evidente que o Senhor não direcionou aquela sorte usada por
Pedro. Pedro seguindo sua impulsividade se precipitou. Com a vinda de Jesus ao
mundo o que pertencia à Lei tornou-se antiquado (Hebreus 8:13). O autor de
Hebreus se refere à Antiga Aliança dizendo que aquilo que pertencia a Lei, no
caso, a sorte, já foi abolido pela Nova Aliança, pois o ministério de Jesus é
mais excelente (Hebreus 8:6).
O uso de sorteio quer
dentro da igreja ou fora dela é judaização do cristianismo. É abominação!
Cuidado com os pastores judaizados!
Ir.
Marcos Pinheiro
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