quarta-feira, 3 de março de 2010

TEATRO NA IGREJA? ESSA NÃO! (PARTE I)




TEATRO NA IGREJA? ESSA NÃO! (Parte I)

Igrejas em crescimento constante são as que estão criando um ambiente de entretenimento. Ter uma boa diversão passou a ser critério para uma igreja excelente. Muitos líderes têm uma concepção errônea de que para ganhar o mundo para Cristo devemos primeiro ganhar o favor do mundo. O fruto antibíblico dessa concepção é a de que devemos proclamar a solene e sagrada mensagem da cruz em estilo teatral. Nos esforços de querer encher a igreja muitos pastores seguem os modos mundanos esquecendo que Satanás faz de tudo para rebaixar a verdade do Evangelho através das esquisitices teatrais. Usam as dramatizações para despertar o interesse do ímpio. Eles querem que a Bíblia se rebaixe aos padrões degenerados e nefastos deste mundo perdido, e não querem que o mundo se eleve ao Santo padrão de Deus. Falam a linguagem do mundo, absorvem os hábitos do mundo, pois amam o mundo e o que no mundo há. Esses líderes se esquecem de que em parte alguma das Escrituras nos é dito que precisamos fazer exibição especial, fantástica, para atrair os ímpios ao Evangelho. A igreja não segue o que o mundo faz, segue “Aquele que fez o mundo”.
Aqueles que defendem a teatralização na igreja dizem: “O povo gosta, o povo chora, o povo aplaude, então, é tudo santo, a voz do povo é a voz de Deus”. Nesse contexto, impera a ostentação e a profanação. Vale salientar que nem tudo aquilo que tem a aprovação do povo tem a aprovação de Deus.
Não é por meio de dramatização, exibição sensacionalista que o pecador se converte genuinamente, mas é a proclamação da verdade nua e crua, sem máscara, que convence o pecador do pecado, da justiça e do juízo. A obra de Deus deve ser feita através da pregação expositiva com santa reverência. Portanto, não devemos agregar fogo estranho ao fogo sagrado.
Alguns para defender o indefensável afirmam: “Os ritos do Antigo Testamento, os sonhos e as visões dadas aos profetas, as parábolas, as comparações e as metáforas contidas nas Escrituras constituem dramatizações instituídas e executadas por Deus”. Não há dificuldades para refutarmos essa tese, pois no Antigo Testamento os ritos cerimoniais eram tipológicos, ou seja, eram “sombras de coisas futuras”. Os ritos tipificavam o sacrifício vicário de Cristo na cruz. Assim sendo, a prática desses ritos já não se faz necessário hoje uma vez que os fatos para os quais os ritos apontavam se concretizaram. Ademais, não há na Bíblia nenhuma ordem expressa de Deus para que os substituamos por outros. Outros na ânsia de justificarem a dramatização durante os cultos chegam às raias da blasfêmia quando dizem: “As ordenanças instituídas como a Ceia e o Batismo bem como a crucificação de Jesus e o seu ministério sacerdotal constituem dramatizações”. Antes de refutarmos essa blasfêmia, precisamos saber o que é “dramatização”. A dramatização é um ato de tornar ou procurar tornar dramático, interessante ou comovente um tema através de uma encenação, com o objetivo de impressionar ou iludir a outrem. Aqui cabe uma pergunta aos blasfemadores: A Santa Ceia e o Batismo foram instituídos com o objetivo de impressionar? Nunca uma ordenança divina pode ser entendida como uma encenação ou dramatização. A Santa Ceia e o Batismo não são máscaras. Se alguém participa da Ceia do Senhor ou desce às águas batismais com a idéia de que tudo é uma encenação está participando indignamente. Do mesmo modo, afirmar que a crucificação foi uma superprodução teatral divina para sensibilizar e comover o endurecido coração humano é blasfemar terrivelmente. A insinuação de que o ministério sacerdotal de Jesus constitui uma encenação é uma estultice. Alguns dizem: “Quem assiste uma dramatização nunca esquece, se aprende muito quando as informações são dadas através da visão, por isso é perfeitamente válido o teatro na igreja”. Nesse contexto, como a visão é extremamente eficaz no processo da comunicação, deve-se substituir a pregação expositiva da Palavra de Deus por dramatização. Nesse caso, as programações da igreja do Senhor seriam parecidas com a TV e o cinema, ou seja, o entretenimento substitui o doutrinamento e a liturgia vira show. De acordo com a Bíblia a visão não é um canal confiável para a recepção da mensagem da salvação. O homem independe da visão para viver pela fé “A fé é a prova das coisas que se não vêem” (Hb 11:1). Em Romanos 10:17 Paulo pontificou: “A fé vem pelo ouvir”. Em João 20:29 Jesus censurou Tomé nos seguintes termos “Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram”. Era como se Jesus dissesse: “Bem-aventurados aqueles que não dependem de encenações, dramatizações, para absorver a mensagem da salvação, mas se satisfazem com a pregação expositiva da Palavra de Deus”. O desejo de Deus é que a fé independa de estímulos visuais, por isso Ele proibiu imagens de escultura “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma coisa semelhante do que há em cima dos céus, nem em baixo da terra, nem nas águas debaixo da terra” (Ex 20:4). A teatralização não fortalece a Palavra de Deus, pelo contrário, distrai a atenção para o instrumento humano. O pastor e renomado teólogo D.M.Lloyd-Jones disse: “Em número crescente, as pessoas estão depreciando o lugar e o valor da pregação expositiva. Estão se voltando para representações dramáticas e recitais das Escrituras e algumas até para a dança e outras formas de manifestações externas do ato de culto. A reforma protestante varreu todas essas coisas. Acabou com as peças de ministérios, como lhes chamavam, e com as representações dramáticas na igreja. A reforma livrou-se de tudo isso, e é muito triste observar que pessoas estejam tentando levar-nos de volta àquilo que os reformadores viram claramente que estivera ocultando do povo o Evangelho e a verdade”. Não há dúvida: se você fizer uma pantomima das Escrituras ou exibir delas uma representação dramática, estará desviando a atenção do povo para longe da verdade comunicada pelas Escrituras. Portanto, Deus não precisa de atores! Precisa, sim, de servos e servas consagrados e cheios do Espírito Santo para expor a Palavra de Deus. Lembre-se: a pregação expositiva da Palavra de Deus não um acessório.

Ir Marcos Pinheiro

43 comentários:

  1. Slalom !
    Este texto é muito bom.
    Gostei muito do seu blog.Já estou seguindo o mesmo.
    Obrigada pelo convite na Ube.
    Me visite quando quiser!
    Rosane Ribeiro
    http://eusoudomeuamadoeelemeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Meu irmão me desculpe discordar de você, mas creio que o irmão tenha obtido algumas informações errôneas com relação ao teatro ou a quem o pratica. A primeira delas é dizer que as pessoas que são a favor do teatro na igreja creiam que as coisas que se passaram com Jesus ou qualquer outro personagem bíblico foi uma ficção ou dramatização. Cremos que tudo o que está escrito, por revelação divina, realmente aconteceu, não foi uma irrealidade.
    Com relação a visão, creio que, em nenhum momento, as pessoas que gostam de teatro, o grupo do qual faço parte, julgam ser mais eficaz do que a própria palavra de Deus. O teatro só é mais uma maneira de conseguir atingir o público e assim também, mas não somente, pregar o evangelho, afinal o próprio apóstolo Paulo disse: "Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns." (I Coríntios 9 : 22. Ou seja, ele nos dá base para alcançarmos aos ímpios de diversas formas, inclusive pelo teatro.
    Agora, se uma pessoa não ouve (problema de audição), quer dizer que está pessoa não alcançará os céus porque não ouviu a palavra de Deus?
    Outra coisa que não concordo foi a analogia que o irmão fez com relação ao versículo de João, o qual Jesus disse claramente a Tomé para que realmente cresse no evangelho e em tudo o que as escrituras falam. Jesus disse a ele para que cresse na ressurreição dos mortos e também no poder da palavra. Jesus não disse: "Não gostem de teatro porque é do capeta". Encontramos respaldo bíblico para isto quando lemos em HB 11.1:"ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem". Assim sendo a fé é crer que Deus existe, que enviou seu filho para remissão dos nossos pecados e que um dia voltar´para nos buscar. Isso não tem nada a ver com o fato de que as pessoas utilizam do teatro para pregar o evangelho.
    Assim sendo, creio que devemos pregar o evangelho, utilizando-se de diversas formas para pregar. O teatro é uma delas, e, não há, pelo que conheço da bíblia, nenhum versículo que colabore com a sua visão.

    Ass, Anderson Santana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente com a Irma Sheila Brito

      Excluir
    2. eu porem discordo totalmente com as duas irmãs por exemplo quando eu me converti a CRISTO não tinha essa babaquice dentro das igrejas ate porque na minha época que também não é tao antiga ja havia cinemas e teatros hoje muitos pastores de igreja abriram essas portas dentro das igrejas para conseguir pessoas para aumentar seu salario gordo trazido pelas as ovelhas e mais muitos anos atras as igrejas pregavam a palavras de DEUS conformo e bíblico e as igrejas eram totalmente super lotadas nao precisava de dança do ventre o outros espetáculo os pessoas vestido de palhaço pra chamar atenção do publico sabemos e o que salva pessoas do mundo do pecado e A palavra de DEUS se tal pastor nao tem isso para passar para sua igreja precisa se converter e tomar vergonha na cara se não DEUS ira te comprar um dia la no juiz final,se acha que eu estou errado o irônico basta ler a biblia com humildade e buscar entendimento,porque o próprio DEUS diz que meu povo muitas vexes se perde por falta de entendimento,o que o nosso irmão em CRISTO mencionou no primeiro texto acima ta correto em nome de JESUS não se preocupe se alguém te ofender nem JESUS agrador a todos mas a verdade dentro da palavra de DEUS tem que ser dita doa a quem doer

      Excluir
    3. eu porem discordo totalmente com as duas irmãs por exemplo quando eu me converti a CRISTO não tinha essa babaquice dentro das igrejas ate porque na minha época que também não é tao antiga ja havia cinemas e teatros hoje muitos pastores de igreja abriram essas portas dentro das igrejas para conseguir pessoas para aumentar seu salario gordo trazido pelas as ovelhas e mais muitos anos atras as igrejas pregavam a palavras de DEUS conformo e bíblico e as igrejas eram totalmente super lotadas nao precisava de dança do ventre o outros espetáculo os pessoas vestido de palhaço pra chamar atenção do publico sabemos e o que salva pessoas do mundo do pecado e A palavra de DEUS se tal pastor nao tem isso para passar para sua igreja precisa se converter e tomar vergonha na cara se não DEUS ira te comprar um dia la no juiz final,se acha que eu estou errado o irônico basta ler a biblia com humildade e buscar entendimento,porque o próprio DEUS diz que meu povo muitas vexes se perde por falta de entendimento,o que o nosso irmão em CRISTO mencionou no primeiro texto acima ta correto em nome de JESUS não se preocupe se alguém te ofender nem JESUS agrador a todos mas a verdade dentro da palavra de DEUS tem que ser dita doa a quem doer

      Excluir
    4. JESUS PREGAVA POR MEIO DE PARABOLAS??? MATEUS 13:10;14, PQ SERA HEIN???

      Excluir
    5. Concordo plenamente, e cuidado amigos quando falam"não tinha essa babaquisse" pois o homem mais santo que pissou nessa terra pegava através de parábolas.

      Excluir
    6. Concordo plenamente, e cuidado amigos quando falam"não tinha essa babaquisse" pois o homem mais santo que pissou nessa terra pegava através de parábolas.

      Excluir
    7. Pessoas que concordam que teatros dentro de uma igreja e para adorar a DEUS ou tão pouco para conquistar pessoas do mundo do pecado precisam se converter estudar e ler muito a biblia ,DEUS não precisa de pessoas se vetindo de palhaços ,fazendo danças do ventre como eu ja cansei de ver dentro das igreja ponto ate de da dor de barriga ,que tipo de adoraçao e essa gente , ser humano presisa ter um encontro real com DEUS ter uma experiencia de fé unica e verdadeira ele vai ver que a verdadeira adoraçaõ a DEUS e outras coisa nada contra o teatro precisamos enteder adoração e uma coisa teatro e outra eu porem nao concordo que teatro converte alguem de coracao a menos pela alguma emoçao carnal mas isso e antiblico

      Excluir
    8. Fazei tudo para a Glória de Deus, se até Jesus usou contacao de histórias para alcançar as pessoas, quem é você para criticar algo que não conhece. Se o teatro alcançar uma alma , já valeu a pena, pois uma alma vale mais que o mundo inteiro.

      Excluir
    9. O Evangelho de Jesus Cristo é auto suficiente saiu dele tudo é Heresias

      Excluir
    10. Amém, não precisamos de nada além da Palavra, a palavra de Deus tem poder o suficiente para libertar e transformar vidas👑👑👑👑

      Excluir
    11. Sou líder do departamento de Teatro as mais de 22 anos e digo muitas almas foram ganhas através das peças. Nós não apresenta mais peças teatrais sem antes visitar a Deus oramos jejuamos pedimos direção e até hoje Deus tem nós usado através disso. Deus usa quem quer da maneira que Ele quer e como quer.

      Excluir
    12. Teatro não espulsa demônio
      Não batiza no Espírito santo
      Não purifica leprosos
      Não liberta as almas.
      Jesus falou em Mt10:8, és que vou dou poder pera espulsar demônio curar os enfermos ressuscita os.motos.
      Não deu poder para ficar que nem palhacos na igreja. O evangelho é estreito e apertado Mt7:13,14

      Excluir
  3. Muitas igrejas pastores evangelistas sem conhecimento, da palavra levá teatro para chamar, atenção do público pergunto e a palavra como fica entra sem saber nada e sair sem saber nada.

    ResponderExcluir
  4. Limitar o poder da palavra de salvação é uma coisa a se pensar irmãos. O nosso maior pregador falava o tempo todo usando o teatro. Jesus quando falava através de parábolas era para levar o povo a imaginar um fato para depois falar das escrituras. O teatro faz isso. Agora, quem não usa Jesus como diretor do teatro da sua igreja com certeza não será benção.

    ResponderExcluir
  5. Quantas pessoas estão julgando a igreja ao invés de amá-la.. É pra Deus que estão fazendo isso? pq julgar o servo alheio? Quem com Jesus ajunta não espalha. Talvez os métodos que julgamos corretos sejam diferentes dos demais irmãos, mas se tocar o coração de Deus e das pessoas pelo Espírito Santo, talvez estejamos difamando algo que O agrade.. em todo caso, que todos nós conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor.. pra nos importar com as causas urgentes do Reino, alinhando nosso coração com o Dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amar a Deus é uma coisa
      Amar o próximo. É uma coisa
      Agora aceitar heresia e mundanismo no recinto sagrado e bem diferente.
      Ef5:11; não sejas conivente com as obras infrutuosas das treva antes condenaias
      Teatro ficou para palhaço, a igreja e seria e espiritual e é para servos verdadeiros que não aceita essa bagunça que estão fazendo na casa de Deus

      Excluir
  6. Confesso que fico triste com a postura de alguns "irmãos" que tem a necessidade de ofender, maltratar e repudiar a linha de pensamento alheio. Tenho uma visão muito clara sobre o assunto de usar subterfúgios para a pregação do santo evangelho, porém é uma visão que DEUS me concede e me dá paz e segurança sobre o tema, é um entendimento exclusivamente meu, não é regra geral.
    Quando nos levantamos na congregação para falarmos em nome de DEUS, precisamos nos policiar pois estamos diante de um DEUS 3x Santo. Na língua portuguesa, quando queremos dar ênfase a alguma expressão, usamos CAIXA ALTA,negrito, sublinhado e/ou aspas. No grego ou hebraico usa-se repetições como Jesus usou "em verdade, em verdade te digo"..... e o único atributo de DEUS que é citado 3x é sua SANTIDADE... Isaias VIU o Senhor assentado no trono e os querubins diziam SANTO, SANTO, SANTO. Cuidado queridos com respostas ofensivas e/ou encenações, participações ou "shows" realizados na congregação.
    Os irmãos podem estar lá, os não crentes podem estar lá, TODOS podem estar lá, mas faça de TUDO para que o SENHOR DEUS também esteja lá e receba o louvor que é devido.
    www.sermaodahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. parabens pelo artigo.... hoje as igrejas copiam o mundo, para ganhar o mundo... se esquecem que quem ama o mundo é inimigo de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus criou todas as coisas , É o diabo roubou .Então se quero ganhar almas para Jesus Deus me da estratégias é uma delas Teatro ou dança. Levando a mensagem de Jesus através do Teatro. Quando algo vem de Deus creio que é para honra e a glória Dele.

      Excluir
    2. Não sejamos ignorantes.
      O diabo veio senão para matar roubar e destruir.
      Ou será que o diabo tambem ta usando o teatro para ganhar almas para Deus.?
      Jesus disse que um reino divido não pode subsistir mateus 12.
      Será que satanás esta lutando contra si mesmo.?
      Que graande entendimento!

      Excluir
  8. Você citou D.M.Lloyd-Jones, em qual livro ele faz essa referência ao teatro na igreja?

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus quantos equívocos...o teatro pode e deve ser um excelente instrumento poderosíssimo na transmissão do Evangelho do Cristo, como é grande a sua contribuição para ajudar as pessoas que vão ás igrejas, quanta comoção e sensações das mais diversas causam nas pessoas mais sensíveis, estamos esquecendo que se eu não gosto, ou voce não gosta desse tipo de arte, há milhões de pessoas que gostam, que apreciam e que se deixam inundar e se encantar com as mensagens que são transmitidas através da arte, certamente que é muito grande os apreciadores da arte cênicas e que com certeza continuarão amando, já vi muita gente se emocionando e se encantando,se convertendo ou se deixando converter e estudar mais a Bíblia depois de assistir uma peça teatral sacra bem feita, bem produzida...aqui mesmo na minha cidade em Caxias do maranhao é grande o número de pessoas que vão assistir ao teatro da procissão do fogaréu de caxias do qual sou o escritor e diretor de cena que é considerado já o segundo maior do Brasil e é impressionante o que a maioria fala depois que termina o espetáculo, a emoção é importante sim para despertar nas pessoas esse desejo de buscar a Deus e muitos, muitos mesmo despertam esse desejo em peças teatrais sacras....

    ResponderExcluir
  10. pois, está escrito na Biblia sagrada= Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
    Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.

    Romanos 1:16,17

    ResponderExcluir
  11. Não quero causar intrigas. Colocarei meu ponto de vista neste texto, precisamos entender que a varias maneiras de adoração, a varias maneiras de pregar, a bíblia é uma espada de dois gumes, mas para que ela seja fincadas no corações precisa de entendimento, de preparação, nenhum guerreiro vai para batalha sem preparos.
    Vamos la o que eu quero dizer com isso, hoje procuramos brigar com o que a igreja faz de errado, apontando os defeitos, e estrategias de igrejas para anunciar a palavra, esquecemos a essência da palavra de Deus, em 1 Corintios 13 diz sobre o amor, em João 3:16 fala sobre o amor de Deus que deu seu unigênito, para morrer em uma cruz. Te pergunto, será que não eu será que teatro, é pecado? lendo o texto, e começo a analisar, se não podemos trazer coisas mundanas para igreja, isso é certo, mas também, precisamos analisar o que é mundano, se teatro é mundano, a igreja não pode viver da arte, assim penso eu não podemos cantar, não podemos dançar, ou seja a igreja não pode viver nem de microfones e muito menos com meios e ferramentas para ajudar na evangelização, pois até a religião foi feita pelo humanos. Agora lendo a bíblia vejo alguns versículos que não fala sobre teatro, mas fala sobre meios que Paulo usou para proclamar o evangelho: Em Atos 17:22-23 ele usa de uma estatua de um deus desconhecido, uma maneira de anunciar a palavra de Deus. Aprofundando mais na palavra das cartas Paulinas, observo em 1 Corintios 9:19-22, Paulo passou por Judeus, Paulo se fez de varias maneiras, e participou de varias culturas, mas proclamando o evangelho. Não acaba por ai em Colossenses 3:16, Paulo diz para ensinar de varias formas, e vejo que o teatro é um meio de adoração. Pensa que acabou, vamos aprofundar mais ainda na Palavra de Deus, veja não estou usando a bíblia para explicar, que a varias maneiras de anunciar o evangelho, e que não um jeito certo ou errado, o que vale é o seu coração. Continuando em Romanos 12:2 olha Paulo dizendo: "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas TRANSFORMEM-SE pela RENOVAÇÃO da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." olha que coloque em maiúsculo 2 palavras chaves, Transforme-se e Renovação, ou seja, não temos que ser igual ao mundo, mas temos que ver o que é viável, pensando melhor, aqueles que usam o teatro de modo de adoração, digo-lhe observar o teatro, melhor dizendo, qualquer tipo de arte, tem quer ser bem analisado para que não se torne uma heresia. Não acabei ainda, olha que Paulo fala para Tito, em Tito 1:15 "Para os puros, todas as coisas são puras; mas, para os impuros e descrentes, nada é puro. De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas." Percebo que Deus não vê o que você faz, mas da forma que faz. Agora para finalizar, Jesus usou também ferramentas para que o povo conhecer a verdade, naquela época usavam muito parábolas, então Jesus usou dessa maneira para pregar aos gentios, assim percebo que não a maneira que se pregue, a bíblia não fala qual forma devemos pregar. A Bíblia é muti-cultural, ela é universal, é usado para todas as épocas, mas se usarmos de maneira correta, paramos de apontar o dedo no que as igrejas estão fazendo, mas pregar aquilo que Deus nos designou, Mateus 28:16-20, somente isso, e o novo testamento ensina que devemos ter amor, amar o pecador, não ao pecado. Mas também usar ferramentas assim como Jesus, Paulo, e muitos ostros profetas e seguidores de Cristo, fez. Deus usou até uma mula, se pode também uma agulha passar um camelo, até o rico ficou de bobeira. Quem sou eu para falar que não pode usar a arte? Quem sou eu para dizer que Deus não pode usar o teatro? Quem sou eu para limitar a palavra de Deus? sou um esmero seguidor de Cristo, não de religião, sou apenas um proclamador da palavra, e uso meios e ferramentas, para que todos possam conhecer a cristo. Pois não só foi por mim que Ele morreu, mas para o mundo inteiro salvar.

    Obs.: Já vi pessoas se converter a Cristo, por vários meios, mas não por religião, mas pelo amor de Deus.

    ResponderExcluir
  12. Daí a César o que é de César,Daí a Deus o que é de Deus.
    Irmãos,sejamos prudentes e vigilantes andemos em santidade e amor ao próximo,não podemos misturar o que foi criado por Deus e o que foi criado pelo homem.
    O teatro teve início no século IV a.c,pelos gregos,era uma forma de adoração ao deus Dionísio,deus do vinho .agora vejamos se o o teatro teve origem pagã,assim como o Natal que foi criado pelos romanos,como podemos adionalos as coisas que foram criados por Deus!
    Nos últimos dias muitos perecem por falta de conhecimento,e outros rejeitam o conhecimento por que amam os prazeres do mundo,mas ainda vivemos pela graça e o espírito ainda está dentre vós,vamos buscá-lo é adora-lo com cânticos espirituais,oração e nos aperfeiçoando na Palavra,para que sejamos poderosos em palavras como foram os apóstolos,não sendo ouvintes nem seguidores,mas praticantes é discípulos do evangelho da paz,Jesus nos pergunta será que vou encontrar FÉ na terra,quando eu voltar?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh irmão, primeiro que nada do que foi feito se fez sem Ele, ou seja, Ele é o unico criador. Tudo que o homem "inventou" foi pq já havia materia prima ou existência. Homem não cria nada.
      Segundo que a formalidade é um dos termos principais da teologia. Principalmente no modo de se vestir pelos queridos obreiros da igreja como: terno, roupa social e gravata.
      Olhando para intenção do criacionismo como o senhor citou; um homossexual pensando em um órgão sexual teve a ideia de fazer a primeira gravata em simbolismo ao seu pensamento.
      E não é pq um homem usa gravata que ele necessariamente seja gay.
      Então o teatro poderia ter sido inventado por quem quer que seja isso não inibe a sua eficiencia na obra de Deus. Pois a arma que mata alguem tambem pode salvar muitos. Pense um pouco antes de por a sua forma de pensar em doutrinas de Cristo. Deus abençoe!

      Excluir
  13. Caros irmãos, sou músico-compositor e também ator, não tiro a razão de ideia de nenhum de vocês, só que temos que analisar os pontos de que estamos no século xxi e para alcançar vidas para Deus temos que usar dos nossos talentos.
    Os talentos foram distribuídos, cabe a cada um usá-lo de forma certa pregando o evangelho.
    Irmãos na tribo dos levitas eles tocavam, cantavam e dançavam na presença de Deus, porque não podemos fazer para convencer o ímpio que o Senhor Jesus salva.
    Se for para fazer comparação, temos no meio musical o raggae, o samba, o pagode, entre outros estilos para proclamar o evangelho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai orar
      Vai jejuar
      Vai ler a Bíblia
      Deixa de desprezar o poder da palavra.
      Vc está preparado para espulsar um demônio.
      Ara teatro
      Jo16:8,quem convence. O mundo da justiça do juízo Edo pecado e o Espírito santo pelo poder da palavra.
      Palhaço vai aceitar jesus de novo. Vc e está Cambada de preguiçoso me prova na Bíblia a igreja primitiva dançando bailando e emocionando o povo no
      Reinado de Nero e nas antenas do colizeus Romanos. Diante da boca dos leões.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. que texto mais sem noção... ide ao mundo e pregai o evangelho. na Bíblia não esta especificando taxativamente as formas de pregar o evangelho. se uma peça teatral servir como forma de ganhar uma alma para Deus, isto é lícito convém como uma grande ferramenta para levar o evangelho a toda criatura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lícito é o diabo te enganando
      Para levar tua alma para o inferno.
      Seu crente porta larga.
      Vai entender essa mensagem de Paulo aos Coríntios.
      Teatro escuta! Essas pessoa estão se auto idolatrando chamando a atenção para si e não para Deus. Vão se converter sua cambada de herético.

      Excluir
  16. Teatro inibe a atenção para a coisas de Deus estao falando de Jesus. Só não estão fazendo como Jesus fez. Teatro não e pra ganha almas pro reino e pra ganha dinheiro para o caixa das igrejas. Essa e a realidade
    Quero ver que faz teatrinho cair no mundão pregando o arrependimento verdadeiro conta o pecado !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade irmãos essas pessoas que concorda com essas coisas de teatro e porque ainda são criatura criam coisas para elas se preencher do vazio que elas tem não conhecem nada de Cristo

      Excluir
    2. Então me explique ai amigo, como vc pode pregar e ganhar a alma de um surdo mudo sem isar a linguagem de expressão?
      Teatro é apenas o nome que se leva, leia atos dos apostolos e e veja Pedro dizendo que não podia parar de pregar oq tinha VISTO E OUVIDO.

      Excluir
  17. Escrevi as seguintes Peças Teatrais Bíblicas: Samuel e Saul - Judite - Gedeão e Sansão - Davi - Salomão - Daniel - Jeremias - Macabeus - Ester - Jó - Aos interessados, escrevam-me - joselimabhz@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Q texto absurdo. Nem consegui ler todo😝 só um detalhe, a arte cênica é do mundo? Então o dom de cantar tbm é... A arte cênica é uma forma de transmitir essa mensagem do evangelho e o cara vem falar q teatro é pra ganhar gente. E é msm pra ganhar vidas pra Cristo. se vc acha errado não faz, quer discutir, vamos pra Biblia

    ResponderExcluir
  20. Eu acho muito engraçado é que muitos so ver lado ruim das coisas e estao sempre prontos para criticar e condenar,

    ResponderExcluir
  21. por isso que muitos nao querem Jesus pelo pessimo testemunho dos cristao

    ResponderExcluir
  22. Amado em Cristo! Estamos em tempos modernos, difíceis, com crises e diversas dificuldades para fazer a obra de Deus. Ao irmão criador deste blog eu deixo uma pergunta. Já que não podemos usar da arte para ganhar almas, já porque isso é obra do maligno, eu questiono o irmão em uma coisa, Jesus não tinha blog pra pregar a palavra, ele falava incansávelmente repetidas vezes. Se nós que usamos a arte para pregar o evangelho, estamos fazedo mal uso do evangelho, o irmão não acha que está fazendo também o mal por criar um blog?
    Já que blogs e afins são redes sociais. Para falar de Deus ou para julgar e apontar os ministérios alheios, enfim, uso não v m ao caso aqui.
    Não seria isso um artifício para alcançar pessoas com suas mensagens? ....repense .... Quem tem mais culpa? A mão que segurava o martelo ou o homem que lavou as mãos ?.

    ResponderExcluir