domingo, 3 de julho de 2011

O FIGURINO BÍBLICO: MODÉSTIA E BOM SENSO

O FIGURINO BÍBLICO: MODÉSTIA E BOM SENSO

O texto bíblico usado pelo apóstolo Paulo que trata a respeito da composição das vestes da mulher cristã está em I Tm 2:9: “Da mesma sorte que as mulheres em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestidos dispendiosos”. Na mesma linha de pensamento, Pedro exorta enfaticamente: “O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos”. À luz destas passagens, medidas éticas e disciplinares são recomendadas e merecem atenção especial. Há realmente mulheres, que se tornam indecentes, na maneira de trajar, usando vestidos transparentes ou escandalosamente decotados. Às vezes, aparecem com as costas desnudas e o busto quase totalmente exposto, numa demonstração de evidente carnalidade. Existem, ainda, as preferências pelas mini-saias, as quais despertam a lascívia dos olhares cupidinosos. As vestes falam bem alto dos sentimentos do interior e das pretensões do coração, ou seja, “o como” nos vestimos está relacionado com “o que” somos por dentro. Em nossos dias percebe-se que o espírito de prostituição na casa do Senhor tem caminho livre através da moda desavergonhada e provocante. E, o pior é que pastores retrocedem. Não ousam abrir a boca, e dobram-se à imposição diabólica da moda devassa. Esses líderes são como diz o profeta Isaías “cães mudos” (Is 56: 10). Atualmente, o padrão definido pelos meios de comunicação como sendo a mulher ideal é a sensual, geralmente pouco vestida, que exibe o corpo como mercadoria. Não se procura a mulher virtuosa, mas a mulher formosa. É o reflexo de uma sociedade que cultua o corpo e que tem a mulher apenas como um pedaço de carne em exposição num açougue chamado exibicionismo. É preciso que os servos e as servas de Deus não se deixem aviltar pela imposição diabólica da moda, mas se ataviem com trajes decentes, com modéstia e bom senso.
O figurino que traz modelos elegantes, sóbrios e modestos são os traçados pelo Espírito Santo – “Que as mulheres se ataviem com modéstia e bom senso”. A palavra modéstia no grego é “aidos” que quer dizer “respeito”. É usada como sinônimo de pureza moral de comportamento. Tal pureza não exibe ostentação nem sensualidade. A modéstia procura não atrair a atenção para si mesma nem se mostrar de maneira inconveniente. Portanto, a modéstia é o elemento chave do caráter cristão e, as vestes devem fazer a mesma “confissão” que os lábios fazem. Vestir-se com modéstia significa um sentimento moral que inclui respeito para com o sentimento de outros, ou seja, indica um senso de respeito aos limites de conveniência. Enfim, a modéstia não quer exibir-se, não se revela em nudez quer na igreja ou fora dela. Por outro lado, a palavra grega para “bom senso” é “sophrosune” que indica controle das paixões e dos desejos. O filósofo Aristóteles fazia dessa virtude um fator normativo em toda a ação ética, intitulando-a de virtude áurea. Desse modo, “bom senso” deve ser entendido como um estado de controle sobre si mesmo na área de apetites. Paulo passa a idéia de autocontrole nos apetites físicos o que impede o surgimento da tentação à imodéstia. Portanto, “bom senso” possui uma conotação especificamente sexual. É claro que não se deve descartar que Paulo combate nesse versículo o aparato de vestuário, pois ele enfatiza “não com vestidos dispendiosos”. A palavra “dispendioso” no grego é “poluteles” que significa, “caro”, “luxuoso”. Roupas luxuosas, caras e extravagantes além de levar a uma vida de ostentação para o gáudio próprio e humilhação para os mais pobres da igreja, resultam em dispêndio inútil e atentam contra a recomendação apostólica da simplicidade. O figurino bíblico não exala sexo, ostentação e dinheiro, mas pureza e humildade. Calvino disse: “Onde a cobiça reina no íntimo, não haverá modéstia nas vestes exteriores”. Acrescenta ainda “A vestimenta de uma mulher piedosa tem de ser diferente das vestes de uma prostituta, se a piedade tem de ser provada pelas obras, a verbalização de ser crente também precisa ser visível em vestes decentes e apropriadas”. Nos tempos bíblicos a caracterização de uma prostituta era a revelação de seu corpo através de suas roupas sensuais. Não havia nenhuma dúvida quanto ao “uniforme de uma prostituta”. Na verdade, o marketing de uma prostituta consiste em mostrar suas curvas, coxas, nádegas e genitálias. Nesse contexto, as mini-saias, vestidos decotados, apertados ou transparentes satisfazem perfeitamente essa finalidade.
Algumas pessoas dizem: “Deus vê o coração e não o exterior” (I Samuel 16:7). Mas, observe o que diz em Mateus 17:1 e 2 “E após seis dias, Jesus tomou a Pedro, Tiago e João, seu irmão e os levou até um alto monte em particular; e foi transfigurado diante deles e seu rosto brilhava como o sol e suas vestes se tornara brancas como a luz”. Jesus estava ainda sob a forma humana, mas diante de Pedro, Tiago e João, sua aparência foi transformada. Jesus estava transfigurado, o que na língua grega significa modificado. A palavra “transfigurado” vem do grego “morphi” que quer dizer “expressão exterior que procede do interior”, ou ainda, “expressão exterior que apresenta o caráter interior”. Naquele dia, no monte, quando o rosto de Jesus começou a brilhar tanto quanto o sol e suas vestes se tornaram brancas como a luz, a glória de Deus começou a resplandecer. Aquela glória de Deus era uma expressão exterior de quem Jesus era. Portanto, um coração puro reflete no exterior. Um coração santo e puro não exterioriza sensualidade. As pessoas não podem ver nossos corações para saber o que há dentro, mas podem discerni-lo pelo que estão vendo por fora. O modo como nos vestimos revela o que somos. É claro que uma mulher pode está pudicamente vestida e ter um coração cheio de rapinas, mas a Deus ela não engana. O fato de se ter a possibilidade de uma mulher está pudicamente vestida e ter um coração podre não invalida o figurino estabelecido por Deus: modéstia e bom senso.

Ir. Marcos Pinheiro

11 comentários:

  1. OI, veja nossas novas postagens, se possivel comente por favor, http://universalpentecostal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Irmão Marcos pinheiro, quando duas pessoas tem o Espirito Santo automaticamente tem um só pensamento em relação a um determinado assunto, e vejo que eu e o senhor temos o mesmo Espirito pois concordo com o senhor em cada palavra dessa postagem, inclusive seu blog é um blog raro, pois é um blog que fala a verdade que essa geração precisa ouvir,portanto coloquei o blog seu blog na minha lista de blogs que eu indico.
    Agora queria te perguntar se você permite eu colocar essa postagem no meu blog, pois ela descreve meu exatamente meu pensamento sobre pudor e modéstia.Aguardo resposta.
    A paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Prezado irmão Geraldo, sinto-me feliz quando encontro um obreiro como você, pois vejo que não estou só na defesa da sã doutrina. Fique a vontade para postar não somente esse artigo como qualquer outor do meu blog.

    Tenho uma apostila completa sobre vestimentas. Caso o irmão se interesse em adquirí-la, mande-me seu endereço completo para o meu E-mail que lhe enviarei pelos correios sem nenhum custo para você. Meu E-mail: marcos_apb@unifor.br

    ResponderExcluir
  4. Irmão Marco Pinheiro:
    Com certeza eu estou interessado na apostila, pois eu amo a sã doutrina, e estou pesquisando e procurando todo material de estudo que seja favorável a sã doutrina.Tenho lutado a unha e dente para provar que nossos ensinamentos não são vão costumes que se perderam com o tempo, aliais eu ate postei no meu blog uma postagem com o seguinte tema: centenário incompleto,nessa postagem eu digo que a igreja assembleia esta completando 100 anos mas os ensinamentos que os pioneiros nos legaram não estão se perdendo nessa trajetória.Caso o irmão quiser e só conferir no meu blog.Tenho feito estudos e postado no meu blog sobre televisão, roupa, doutrinas e costumes e outras coisas relacionadas.Estou muito alegre por saber que o senhor esta no mesmo proposito, batalhar pela sã doutrina.Meu endereço é esse:

    MIRADOURO, MINAS GERAIS, RUA NILO GOMES, CASA NUMERO 2,BAIRRO DA GROTA, CEP 36893-000.
    GERALDO CARDOSO DE ALMEIDA FILHO.

    Vou aguardar a apostila, e com certeza grande será o seu galardão naquele dia.

    Que Deus continue abençoado o irmão com toda sua família.

    ResponderExcluir
  5. OLA IRMAO MARCOS PINHEIRO.CONHECI O SEU BLOG MELHOR ATRAVES DO QUERIDO IRMAO DIAC.GERALDO.FICO FELIZ DE CONHECER OS QUE ZELAM PELA PALAVRA E SUA DOUTRINA.A PAZ DO SENHOR JESUS.
    ZELAR PELA SA DOUTRINA.
    DO CORACAO AO CABELO.AMEM

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela visita irmão Sanlopes
    Que o esplendor da glória de Cristo esteja sobre você e sua família!!!

    ResponderExcluir
  7. OLÁ IRMÃO MARCOS,O QUE DISSE É BEM VERDADE,EU JÁ COMENTEI NO SEU BLOG QUE MUITOS CRISTÃOS HOJE JÁ NÃO SE PREOCUPAM MAIS COM A QUALIDADE DO VISUAL EXTERIOR,DEFENDENDO ESSA FALTA DE INTERESSE COM O FAMOSO CHAVÃO:"DEUS SÓ OLHA O CORAÇÃO"!É BEM VERDADE QUE ELE EXAMINA PRIMEIRAMENTE A INTENÇÃO DO CORAÇÃO,MAS OBSERVE O QUE JESUS DISSE:"PORQUE DO INTERIOR DO CORAÇÃO DOS HOMENS SAEM OS MAUS PENSAMENTOS,OS ADULTÉRIOS,AS PROSTITUIÇÕES,OS HOMICÍDIOS,OS FURTOS,A AVAREZA,AS MALDADES,O ENGANO,A DISSOLUÇÃO,A INVEJA,A BLASFÊMIA,A SOBERBA,A LOUCURA (MARCOS 7:20-22).O EXTERIOR MUITAS VEZES DENUNCIA O QUE ESTÁ LÁ DENTRO!A EXPOSIÇÃO DO CORPO,POR EXEMPLO,COISA BOA NÃO É O QUE ESTÁ NO CORAÇÃO,MESMO QUE A PRÓPRIA PESSOA NÃO QUEIRA NEM ADMITIR PARA SI MESMA.PODE SER:LASCÍVIA,PROSTITUIÇÃO,COMPLEXOS,ATÉ A AVAREZA(PARA GANHAR DINHEIRO),OU SIMPLESMENTE FALTA DE PUDOR!QUALQUER SENTIMENTO AQUI CITADO É CONDENADO PELA BÍBLIA!É CLARO QUE POR OUTRO LADO TAMBÉM EXISTEM OS "SEPULCROS CAIADOS POR FORA" TAMBÉM,MAS COMO O IRMÃO DISSE,TANTO UM COMO OUTRO É PECADO DIANTE DE DEUS,NÃO INVALIDA O FIGURINO ESTABELECIDO POR ELE!MESMO OS QUE TALVEZ NÃO LOCALIZOU NENHUM SENTIMENTO TÃO PERVERSO EM SEU CORAÇÃO PARA MOTIVAR SEU FIGURINO PECAMINOSO,PORQUE SERÁ QUE ENCONTRA TANTA DIFICULDADE PARA NÃO USÁ-LO?OU PARA ACEITAR QUE É ERRADO?NÃO SERIA A VONTADE DA CARNE QUE ESTÁ DOMINANTE,OU SEJA O DESEJO DE SATISFAZER A ELES MESMO,REJEITANDO TUDO QUE OS OBRIGA A RENUNCIAR SUAS PRÓPRIAS VONTADES PARA SERVIR A DEUS!O QUE EU QUERO DIZER QUE NÃO DEVEMOS RECUSAR O QUE DEUS PADRONIZOU PARA SEU POVO,ELE TEM SEUS MOTIVOS E SEMPRE É PARA NOSSO BEM!

    ResponderExcluir
  8. DEUS ABENÇOE,CONCORDO COM AS SUA PALAVRAS

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Sinto-me grandemente feliz quando me deparo com o Espírito Santo de Deus verdadeiramente presente na vida de alguém.

    "O mundo jaz do maligno."
    "São como cães mudos..."

    O mundo tem dominado a igreja, a sã doutrina tem se detereorizado por pregadores que por interesses abandonam a doutrina.

    Preferem passarem as "mãos na cabeça" com a mentira e oculto do que "açoitar" com a verdade tudo que está escrito!

    Ser crente verdadeiro não é ser somente vida de bençãos!
    Deus busca os verdadeiros adoradores e seguidores de todos ensinamentos e mandamentos, TODOS!

    A salvação não é recompensa fácil para a Vida Eterna.

    Glória a Deus!
    Fico grandemente feliz por sua vida ser usada pelo Espiríto Santo!

    Deus te abençoe!

    Robson Paiva

    ResponderExcluir
  11. A paz do Senhor nobre muito forte esse teu comentário, ai sobre a vestes um estudo muito profundo, agora meu irmão em Cristo, tem como enviar para meu mail.everton9843@gmail.com para conseguir abaixa o estudo ai..... Deus o Senhor te abençoe

    ResponderExcluir