segunda-feira, 8 de junho de 2015

LÍDERES GANGRENADOS



                                      LÍDERES GANGRENADOS

A gangrena é uma necrose dos tecidos que tende a se propagar contaminando novas células. Em 2 Timóteo 2: 17 Paulo ressalta que as palavras dos falsos pregadores é como gangrena: atingem toda a comunidade cristã, contaminando os membros sadios: “E a palavra desses corrói como gangrena”. A gangrena é mais comum nas extremidades do corpo, incluindo pés, dedos, braços e pernas. A gangrena espiritual necrosa a mente e o coração. Não são poucos os pastores que foram infectados pela gangrena espiritual. Com a mente e o coração necrosados, suas falas corroem levando muitos à cegueira espiritual.

Para os líderes gangrenados a sã doutrina deixou de ser o propugnáculo da igreja. O negócio é quebrar paradigmas e tornar o Evangelho bacana de tal modo que a igreja seja atraente deixando o pecador numa situação confortável. Nesse contexto, tome teatro, danças, coreografias, jograis, evangelização-comediante, concertos de rock gospel, festivais, cânticos com letras longe da teologia bíblica, cultos enfumaçados, vestimentas indecorosas, sermões psicologizados e humorísticos.

Os gangrenados rejeitam o ensino das Escrituras e apelam para um novo tipo de cristianismo - o cristianismo legalzinho que permite as pessoas viverem conforme suas paixões carnais. As mensagens dos pastores gangrenados são abarrotadas de novidades pop, de psicologia freudiana, de auto-estima, de vã-glória, de adesão ao erro, de contos de fadas, de piadinhas, de chavões manipuladores do tipo: “Repita comigo”, “Olhe para seu irmão ao lado e diga-lhe...”

Os líderes gangrenados precisam entender que o Evangelho não existe para levantar o ânimo de ninguém. É verdade que o Evangelho traz segurança, mas pede arrependimento e mudança de vida. E a igreja não é um lugar para ter o ego massageado ou o estilo de vida confirmado. A igreja é a comunhão dos salvos por Jesus, que se comprometeram com Ele e querem viver seus padrões.

O grave problema dos pastores de mente e coração necrosados é que eles fizeram da igreja uma comida por quilo, onde se pega o que se gosta. Ao invés de chamar os pecadores ao arrependimento e a submeterem-se ao senhorio de Cristo, os pastores necrosados ministram terapia do tipo: como se sentir bem em seus pecados, ao invés de deixá-los. Suas mensagens têm gritos, alaridos, pulos, rodopios, batidas no púlpito, línguas estranhas, mas não levam o perdido à convicção de seus pecados. Para os gangrenados a igreja existe para satisfazer os caprichos das pessoas. As pessoas são salvas para ter as suas vontades atendidas. É como se Jesus fosse dono de supermercado e, o crente cliente.

É prática comum entre os líderes gangrenados “amarrar Satanás” e declarar o bairro, a cidade ou o País para Jesus. Parece piada, mas com uma frase eles “amarram Satanás”. Aqui cabe uma reflexão: Depois de declarar que Satanás está amarrado e decretar a cidade para Jesus a terra virou céu, pois não haverá mais homicídios, nem estupros, nem prostituições, nem roubos, nem drogas, nem penitenciárias. Outros “amarram Satanás” quando estão orando no início do culto. Pergunto: Depois que “amarrar Satanás” no início do culto, quem o solta depois do culto? Por que todo culto tem que “amarrar-lo”? Em lugar algum da Bíblia diz que os crentes “amarram Satanás”. Os crentes não amarram Satanás. Paulo nos aconselha a nos equiparmos com as armaduras de Deus e lutarmos contra ele, em vez de amarrá-lo (Ef 6:11,12 ; Tg 4:7). Pedro nos aconselha a resistirmos ao diabo, em vez de amarrá-lo (I Pe 5: 8,9).

Outra prática dos líderes necrosados é que eles vêem tudo. Tentando compensar a mensagem pífia que pregam apelam dizendo: “vejo vidas sendo restauradas, vejo famílias sendo restauradas, vejo ministério sendo restaurados, vejo doenças indo embora” e por aí vai. Todos esses chavões são para impressionar o auditório. Seus apelos produzem nada mais e nada menos que falsas conversões.

É lastimável vermos esses gangrenados estabelecer seus sentimentos, e não as Escrituras, como padrão de conduta. Esses líderes procuram afirmar seus pensamentos como sendo os pensamentos de Deus. Eles acham que por crerem em Deus, o que eles pensam e sentem foi posto por Deus na mente deles. Por isso, bradam: “Eu sinto no meu coração que nesta noite...”. Quem coloca o que sente no coração como resposta da vontade de Deus, comete um erro crasso. Isaías 55:8 é contundente: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos”. Portanto, não é o que sentimos. É o que o Senhor diz. Blasfemam contra o Espírito Santo aqueles que colocam o que sentem como sendo a voz de Deus. Nossos pensamentos e sentimentos devem ser subordinados às Escrituras e avaliados por ela. É a Palavra de Deus que deve ser nossa bússola, e não os nossos sentimentos. Deus não é do nosso tamanho nem tem a nossa cabeça pecaminosa.

Essa gente prega seus sonhos como se fossem a Palavra de Deus. Por mais bem intencionados que sejam, sonhos humanos, é palha e não alimenta. Quando o Senhor chama um homem para pastorear um rebanho, não o chama para enganar as ovelhas, como fazem os gangrenados, mas o chama para alimentar o povo com o trigo da sua Palavra viva e inerrante. Quero terminar dizendo que os dias dos líderes gangrenados estão contados. Deus acertará as contas com esses fornecedores de palha e sonhos.

Ir. Marcos Pinheiro

Um comentário:

  1. Irmão Marcos Pinheiro tenho aprendido muito.Estou sempre procurando se tem postagem nova.Que Deus o abençõe.

    ResponderExcluir