quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

MULHERES PASTORAS: ESPÍRITO DE ANARQUIA (PARTE III)

MULHERES PASTORAS: ESPÍRITO DE ANARQUIA (PARTE III)

A regra áurea para a igreja não são os fatos sociais e nem o espírito anárquico da época, mas a Palavra de Deus. Deus criou o homem e o colocou como cabeça perante a mulher, a qual chamou de auxiliadora. A idéia do movimento feminista de que tudo é unisex invadiu as sociedades e as famílias permitindo que ninguém faça uma clara distinção do papel do homem e da mulher. Infelizmente, essa idéia foi absorvida por muitas igrejas levando-as a ordenar mulheres pastoras. Nossa oposição a essa apostasia parece criar a impressão de que a mulher não tem lugar na igreja, o que está longe da verdade. Ela tem um lugar muito importante e negligenciado. Negligenciado porque tantas vezes ela tem estado muitíssimo mais preocupada em tentar tomar o lugar do homem do que ocupar sua esfera divinamente dada. A glória da mulher achar-se-á na sua própria esfera. Seu vexame ocorre quando ele sai da mesma. A Bíblia é muito clara quanto a função da mulher na família, na sociedade e na igreja. Aqueles que negam e usurpam a vontade e revelação de Deus no que diz respeito ao papel da mulher, estão fazendo coro com Satanás.
Os defensores da ordenação feminina ao oficialato eclesiástico citam Gálatas 3:28 para justificar sua tese “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”. Eles advogam que nesse versículo Paulo está abolindo todas as diferenças na igreja no que diz respeito a sexo, posição social, posição econômica e raça. Afirmam ainda que a vinda de Jesus autenticou a igualdade entre judeus e gentios, escravos e livres, homens e mulheres, sendo todos aceitáveis na igreja do Senhor, inclusive para exercerem a função pastoral. Não há dificuldades para refutar tal posição. Paulo nessa passagem não está falando sobre liderança eclesiástica. A tensão que se passava com os irmãos da igreja local era se a salvação provinha da fé ou das obras. Na tradição judaica era exigida a circuncisão para que alguém fosse salvo. Os irmãos judeus recém convertidos ao evangelizarem os gentios ainda levavam as cargas de suas leis mosaicas e, nesse caso, a circuncisão era ainda praticada e consequentemente imposta aos novos crentes, ou seja, os judeus recém convertidos queriam que os gentios se tornassem crentes ainda praticando a circuncisão. Paulo, então, explica que é através do batismo que todos entram de posse do novo pacto, ou seja, os que são da fé não estão subordinados à lei de Moisés porque pelo batismo pertencem a Cristo “A lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, depois que a fé veio, já não estamos debaixo de aio” (Gl 3: 23- 24). Portanto, o contexto de gálatas capítulo 3 não diz respeito às funções que os homens e mulheres desempenham na casa de Deus. A exegese do motim feminista é esdrúxula!
Na insistência de justificar o injustificável, os hereges citam Romanos 16:1 “Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia”. Afirmam baseados nesse versículo que Febe era pastora, ou no mínimo diaconisa. É preciso salientar que o verbo “servir” (diaconeo, no grego), tem dois sentidos: o sentido amplo e o sentido específico. O sentido específico refere-se ao oficial da igreja local, ou seja, o diácono. Encontramos o verbo “servir” no sentido específico em Atos 6:2 “Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e SIRVAMOS às mesas” e em I Tm 3:10, 13 “E também estes sejam provados, depois SIRVAM, se forem irrepreensíveis. Porque ao que SERVIREM bem como diácono adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus”. Febe não era pastora e, nem diaconisa, pois o verbo “servir” é usado em Romanos 16:1 no sentido amplo, ou seja, o sentido onde se encaixam todos os crentes. Todos os crentes são servos do Senhor e estão neste mundo para servir a Deus e aos outros. Ademais, Paulo destaca Febe como uma irmã que tinha o fruto do espírito benignidade “Porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo” (Gl 16:2). O próprio Paulo foi alcançado pela benignidade de Febe. Fica assim descartado o título de pastora ou diaconisa para a irmã Febe.
Aqueles que advogam a instituição de pastoras incorrem no gravíssimo erro quando afirmam que Priscila era pastora, pois doutrinou Apolo. Isso não passa de suposição haja vista não haver nenhuma referência no texto que confirme o seu ofício de pastora. Vale salientar que Apolo não conhecia nada a respeito do batismo com o Espírito Santo. Ele havia aceitado o batismo de João e creu em Jesus como o Messias crucificado e ressuscitado, e parou aí. Priscila e seu esposo Áquila quando ouviram a pregação eloqüente de Apolo o levaram consigo e lhe expuseram “mais profundamente o caminho do Senhor”. Observe que Priscila não foi ensinar para uma assembléia no ofício pastoral, mas foi o ensino individual para uma pessoa, no caso, Apolo. Além disso, não foi só, mas acompanhada do seu esposo. No verso 26 de Atos 18, ela foi citada, primeiro, não porque era pastora, mas por pertencer a uma família da nobreza romana, e Áquila era um judeu da Ásia menor setentrional.
Outros na ânsia de defender a ordenação feminina, citam Atos 2:18 “ E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias profetizarão”. Afirmam que o pentecoste foi o acontecimento que aboliu por completo as diferenças entre homens e mulheres, uma vez que o Espírito Santo caiu sobre todos capacitando-os com os mesmos dons. Argumentam ainda, que o batismo com o Espírito Santo dá poder do alto para que homens e mulheres trabalhem na obra do Senhor, inclusive exercendo o pastorado. Não há dificuldades para refutar esse argumento. Se as mulheres tivessem exercido o ministério pastoral na igreja primitiva haveria menção desse ministério no Novo Testamento. Em apocalipse capítulos 2 e 3, encontramos os pastores das igrejas da Ásia, nenhuma pastora. Em Atos capítulo 15, encontramos a conferência de Jerusalém onde os rumos da igreja foram traçados por homens, não há menção de nenhuma mulher como presbítera, bispa, pastora, anciã ou diaconisa. O autor de Hebreus não menciona mulheres entre os pastores (Hb 13: 7,17). Tiago não inclui as mulheres entre os presbíteros para fazerem orações de fé (Tg 5:14). Tito 1:15 mostra que somente homens foram prescritos para o presbitério. Em Filipenses 1:1 encontramos bispos e diáconos, não bispas nem diaconisas.
O movimento feminista de modo infeliz afirma que Paulo era machista. Essa acusação é macular a vida impoluta do grande servo de Deus e afrontar o próprio Deus, que lhe concedeu graça abundante e honras sem medida. Essa crítica ao apóstolo é mordaz e infame e mais do que isto, é calúnia abjeta, é blasfêmia. É preciso não esquecer que Paulo escrevia sob a inspiração divina. Recusar seus ensinamentos a respeito da função da mulher na igreja é subestimar a inspiração do Senhor. Numa visão profética, Paulo sabendo que essas suspeições iriam surgir no cenário secular e no contexto da igreja, antecipa seus esclarecimentos e diz que os seus escritos a respeito do papel da mulher na igreja, “são mandamentos do Senhor” (I Co 14:37). Quando o Senhor Jesus escolheu os doze discípulos, não incluiu nenhuma mulher. Isso significa que Jesus era machista? Não! Os doze escolhidos por Jesus foram homens por ser esta uma exigência fundamental para ser um modelo de liderança na igreja. Existiam mulheres discípulas e, foram mulheres exemplares que deixaram marcas inapagáveis pelos serviços que prestaram. Embora sendo colunas fundamentais, nunca ultrapassaram a função divina, sempre ocuparam sua esfera divinamente dada. É difícil compreender um crente piedoso e amante da sã doutrina se deixar levar por uma teologia anárquica.

Ir. Marcos Pinheiro

5 comentários:

  1. graça e paaaaazzzz meu amado irmão em Cristo.
    que palavra abençoadora é essa hein? que Deus continue a te inspirar mais e mais.
    quando quiser visite meu blog(http://pastorriva.blogspot.com/) e se gostar seja um seguidor(MAIS UM CHEIO DE ESPERANÇA EM CRISTO JESUS).EU JÁ ESTOU SEGUINDO O SEU.
    FICA NA PAZ.
    BY, PR. RIVELINO.

    ResponderExcluir
  2. Shalom!

    Uma alegria conhecer seu blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti!

    Medite em Pv 23.23

    Nele, Pr Marcello

    Visite: http://davarelohim.blogspot.com/

    e veja o interessante texto: A Trindade em Isaías 63?

    P.s>>> Caso vc se identifique com o blog, torne um seguidor. Será uma honra!

    Grato!

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz meu irmão, muito boa sua palavra, apenas esqueceu de mencionar, que Deus levanta quem Ele quer, quando quer e da maneira q Ele quer e q talvez devido à tantos hipócritas em cima do Altar, é que Deus tem levantado as "mulheres" pra sua Obra. Deus o abençõe sempre. Pra. Alessandra.

    ResponderExcluir
  4. A paz meu irmão. Muito bons seus textos e mto bem escritos. Permita-me discordar em alguns pontos e quero colocar aqui apenas um deles.

    Quanto a “ser pastor (a)”, percebemos que é um dom, assim como “ser profeta”. Vejamos Efésios 4:11 :
    “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e doutores.” Na carta aos coríntios, Paulo dá conselhos às mulheres que profetizam. Aqui ele coloca em igualdade esses ministérios. Não há nenhuma menção quanto à pessoa ser homem ou mulher. Portanto, se a mulher pode profetizar, não poderia também ter cargos ministeriais, como o pastorado? Ser pastor e ser profeta são funções igualmente “complexas” e exigem responsabilidade e santidade.
    Escrevi sobre o tema no meu blog tbem. Convido a ler, comentar, criticar, questionar. Fique a vontade.
    Deus o abençoe e fique na paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Depois de um tempo ausente, retornei.
    "Se as mulheres tivessem exercido o ministério pastoral na igreja primitiva haveria menção desse ministério no Novo Testamento."
    R: Concordo que não deve ter existido pastoras na Igreja primitiva, assim como não existia inúmeros cargos masculinos que temos na "igreja moderna".

    "O movimento feminista de modo infeliz afirma que Paulo era machista".
    R: Eu jamais afirmaria que Paulo era machista, porém devemos ter consciência que, embora fosse inspirado divinamente, ele era um ser humano, sujeito a sentimentos e influência cultural. Ex: Paulo era inspirado, assim como Pedro, porém as diferenças culturais influenciaram a forma de cada um escrever. A linguagem utilizada é muito diferente.
    Como Paulo estava inserido num determinado contexto social, não é dificil aceitar que isso tenha influência sobre seu ponto de vista.

    Quanto aos 12 discípulos, realmente Jesus enfrentava problemas por quebrar paradigmas, porém, ele assumia a responsabilidade e dava a cara a tapa. Se uma mulher fosse escolhida, quando ela saisse sem ele para anunciar o Evangelho a outros povos, alguém a ouviria e respeitaria? Obvio que não. Jesus não estaria ao lado para argumentar em defesa dela, por isso deve ter havido um bom senso. Se homens sofreram perseguissões e torturas por causa do Evangelho, imagine uma mulher da época.

    Perceba que, ao contrário do texto de Coríntios, nas instruções ao episcopado, em momento algum ele diz que são mandamentos do Senhor. Ou seja, ele deu instruções coerentes com os cargos que a Igreja tinha. Não faria sentido ele dar instruções a lider do Circulo de oração, ao lider do louvor, aos pastores auxiliares...(pois eram cargos que não existiam). O fato de não haver pastoras (e toda essa discussão sobre diaconisas) não significa que Deus não permite. Desde que estejamos fazemdo a Obra de Deus, sem intrigas entre homem e mulher devido ao fato de ser ou não ser cabeça, é válido. Sobre a questão da dificuldade entre aceitar "ordens" de uma pastora, sendo que o homem deve ser "o cabeça" encontra-se no meu blog. Mesmo que não haja menção ao ministério feminino, também não há proibição!
    A paz.

    ResponderExcluir