domingo, 31 de janeiro de 2010

CABELOS: CRESCIDOS OU TOSQUIADOS?



Cabelos: Crescidos ou Tosquiados?

“Mas toda a mulher que ora, ou profetiza, com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada. Portanto, se a mulher não usa véu, tosquie-se também. Mas, se lhe é vergonhoso o tosquiar-se, ou rapar-se, que ponha o véu” (I Co 11: 5 e 6). “Ou não vos ensina a própria natureza ser desonroso para o homem usar cabelo comprido? E que, tratando-se da mulher, é para ela uma glória? Pois o cabelo lhe foi dado em lugar do véu” (I Co 11: 14 e 15)
Paulo, nestas passagens trata de dois assuntos importantes em doutrinamento à igreja de Corinto: o uso do véu e a conservação do cabelo.

USO DO VÉU

O véu era usado pelas mulheres orientais e gregas como sinal de pudor e submissão aos seus maridos. Portanto, essas mulheres se apresentavam nos templos e andavam nas ruas com véu e ainda hoje, em muitos países, elas andam veladas, isto é, portando o véu na cabeça como sinal de pudor e submissão aos seus maridos.
Quando, porém, a mulher prevaricava levando uma vida libertina ou cometendo adultério, ela tirava o véu numa indicação pública de que era mulher livre, sem compromisso marital. Portanto, as mulheres devassas não usavam o véu. Entretanto, com o passar dos tempos, a moda foi pegando e contagiando a sociedade da época. Destarte, mulheres honestas e honrosas lançavam repudio à prática do uso do véu, imposto pelo marido, e não faziam uso dele numa evidente atitude de insubmissão e rebeldia.
Algumas mulheres de Corinto aderiram ao movimento da época e passaram a freqüentar a igreja sem estarem veladas, isto é, sem usar o véu.
O uso do véu era evidência de uma vida controlada pelo espírito, de obediência a Palavra e de sujeição ao marido. Deixar de usá-lo, valia por uma declaração de guerra contra a submissão ao marido e ao próprio Deus.
Essa postura das mulheres de Corinto, esse aderir ao movimento de não usar véu pelas mulheres crentes de Corinto, essa emancipação audaciosa, iria comprometer a decência do Evangelho e causar transtornos e desajustes na igreja e nos lares, pois o desuso do véu era notório por parte das prostitutas. Então, Paulo entra em cena e, como pastor aconselha e ordena que as mulheres usem o véu no recinto da igreja. Paulo diz: “Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada” (I Co 11:5).
De acordo com as normas estabelecidas pelo apóstolo Paulo, as mulheres de Corinto não podiam abdicar do véu, nas reuniões da igreja ou nos atos de culto em geral. Hoje a recomendação apostólica não faz sentido em nossas igrejas, visto que a sociedade não exige que a mulher ocidental ande velada em sinal de pudor e submissão do marido. A ausência de uma exigência anula a razão de ser da outra. Mesmo porque, no final da sua exortação Paulo afirma que o cabelo foi dado à mulher em lugar do véu “... Pois o cabelo lhe foi dado em lugar do véu” (I Co 11: 15).

O USO DO CABELO CRESCIDO

No v.6 Paulo diz: “Se a mulher não usa véu, tosquie-se também. Mas, se lhe é vergonhoso tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu”. Nesse versículo, temos a relação de duas coisas: o uso do véu e a conservação do cabelo crescido. Agora, não se deve confundir o uso do véu com a conservação do cabelo, são coisas diferentes, apesar de que estão intimamente ligadas.
O véu foi criado pelo homem, e o cabelo da mulher, em forma de véu, é criação divina. A invenção do homem foi abolida pelo próprio homem. Mas, a criação de Deus ainda permanece, em forma de véu, que é o cabelo crescido. Portanto, a mulher não precisa estar velada nos atos de culto em sua igreja. Porém, passará a usar o véu permanente, ou seja, o cabelo que Deus lhe deu porque este lhe foi dado em lugar do véu. Quando Deus criou a mulher dotou-a de um véu natural, o seu cabelo.
Em I Cor 11:5, Paulo declara que é desonra para mulher ter a cabeça rapada ou tosquiada. No v.6 Paulo volta ao assunto e declara que é vergonhoso, é coisa indecente para a mulher tosquiar-se ou rapar-se. No verso 15 Paulo diz: “Mas, ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso”, é uma glória. Portanto, Paulo não deixa dúvidas quanto a doutrinação a favor da conservação do cabelo crescido.
O véu artificial forjado pelo homem e introduzido na igreja de Corinto numa circunstância especial desapareceu. Contudo, o véu criado por Deus lá no Éden, permanece como adorno natural.
A mulher crente não deve esquecer que a Bíblia fala a respeito dos seus cabelos e toda mulher convertida tem a sua vida nas mãos do Senhor para glorificá-lo e os seus cabelos não formam exceção.
Infelizmente, há mulheres evangélicas que tosquiam seus cabelos de acordo com a moda mundana. O livro de Cantares é uma alegoria do idílio espiritual entre a igreja, que é a NOIVA agraciada e o NOIVO divino, que é Jesus Cristo, amado e ansiosamente esperado. Nos galanteios afetivos do NOIVO celestial para com a NOIVA dileta, entre as expressões afáveis e cativantes, encontramos estas palavras: “os teus cabelos são como rebanho de cabras que descem ondeantes do monte Gileade” (Ct 4:1). Portanto, o Senhor Jesus Cristo quer ver suas filhas adornadas com o véu natural: os cabelos que Ele lhes deu.

O CABELO DO HOMEM

De acordo com a Bíblia homem é homem e mulher é mulher. Escrevendo à igreja de corinto, Paulo faz esta admoestação: “Porque, na verdade, o homem não deve cobrir a cabeça por ser ele imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem” (I Coríntios 11:7). Em Coríntios 11:14 Paulo interroga: “Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?”. Esses versículos se completam. O que Paulo está dizendo é que o homem se apresente de cabeça descoberta, isto é, sem cabelos crescidos.
Paulo diz que quando o homem se equipara com a mulher no tamanho do cabelo é desonra para ele, por quê? Porque a falta de distinção confunde. Deus quer que o comprimento do cabelo do homem e o da mulher deva ser tal que haja uma distinção entre eles. Isso por uma questão de natureza, conforme "ensina a própria natureza". Quem é homem deve ter a aparência masculina, quem é mulher deve ter a aparência feminina.
O cabelo curto nos homens não é resultado da cultura moderna. Ao observarmos os livros de história e as estátuas dos legionários romanos constatamos que os homens usavam cabelos curtos. Na época de Jesus, grande parte da população judia era de cultura helênica e o estilo de cabelo era curto. Constatamos isso ao vermos as estátuas dos filósofos Platão, Sócrates, Aristóteles e outros. Muitos deles usavam barba e outros não; porém, o cabelo era sempre curto.
Segundo o Dr. Donald C. Stamps, nos tempos do Novo Testamento, o cabelo longo masculino era vergonhoso entre os homens e repudiado pelos judeus, bem como pelo povo de Corinto, no século I. Quadros que retratam Jesus com cabelos longos procedem totalmente da imaginação dos artistas da idade média, e não das evidências bíblicas ou históricas uma vez que inúmeras pinturas e esculturas dos tempos do Novo Testamento comprovam esse fato. As estátuas e demais reproduções dos varões judeus nos tempos de Jesus mostram claramente que ninguém usava cabelo comprido. Paulo, não teria escrito: “é desonra para o varão ter cabelo crescido”, se Cristo tivesse cabelo longo como as mulheres. Logo, a declaração de Paulo conflita não com o costume de Jesus, mas com a invenção dos artistas.
Alguns para justificar a idéia de que Jesus tinha cabelo comprido dizem: “Jesus tinha cabelo comprido porque era nazireu, pois era separado para Deus, o Pai”. Jesus era nazareno porque era da cidade de Nazaré, não era nazireu. O termo nazireu está relacionado com um voto perante o Senhor Deus quanto ao serviço e dedicação que alguns faziam. Os nazireus no Antigo Testamento estavam sujeitos a regras muito estritas, entre elas a de que não podiam tocar em cadáveres. Em Mateus 9:25 Jesus tocou em um cadáver. Se Ele fosse nazireu não descumpriria as regras. Logo, Jesus não sendo nazireu não tinha cabelo longo. Vale salientar que o cabelo crescido dos nazireus era um símbolo, um sinal visível de consagração ao Senhor. Portanto, um nazireu com seus cabelos crescidos simbolizava sua disposição de suportar afronta e zombaria por amor a Deus. O voto de nazireado tinha o objetivo específico de ensinar a Israel que a dedicação total a Deus deve primeiro brotar do coração da pessoa para depois expressar-se através da abnegação, do testemunho visível e da pureza pessoal. Portanto, não podemos usar um objetivo específico para Israel e, generalizá-lo para a igreja atual.
No Antigo Testamento os sacerdotes usavam cabelos curtos “e a cabeça não raparão, nem deixarão crescer o cabelo; antes, como convém, tosquiarão a sua cabeça” (Ez 44:20). “Tosquiar” quer dizer “cortar rente”, ou seja, cortar o cabelo rente significa não deixá-lo crescido.
Nas citações de Paulo em I Coríntios capítulo 11 com respeito a cabelo ele não fala da natureza do cabelo, se é liso, crespo ou pixaim. A verdade é que tem que haver a diferença. Por exemplo, na África tanto os homens como as mulheres têm cabelo pixaim, então, como fazer a diferença? Evidentemente que as irmãs africanas deverão manter seus cabelos crescidos, ou seja, mais volumosos e os irmãos crentes cabelos rentes, isto é, menos crescidos.
Foi no final da década de 70 que o movimento feminista começou a pregar ao mundo que homem e mulher são precisamente iguais e, portanto não deve haver diferenças entre eles. A arrogância desse movimento é a pretensão de interferir na natureza da constituição humana estabelecida por Deus no jardim do éden. Mas, a Palavra de Deus deve ser a regra áurea para as nossas vidas e, não o espírito da época. Quando Adão e Eva foram enganados pela serpente, eles acreditavam que poderiam ser como Deus. Hoje, muitas mulheres estão também enganadas acreditando que podem ser como homem e muitos homens pensam que podem ser como mulher.
Na verdade, parece que nossos pastores perderam a capacidade de pastorear. A cena eclesiástica, nunca esteve em um ponto tão baixo. Os líderes estão se tornando liberais e ninguém parece se preocupar. Líderes que não zelam pela diferença de aparência entre homem e mulher estão levantando a bandeira do movimento feminista que defendem entre outras maldições o homossexualismo e lesbianismo.

Ir. Marcos Pinheiro

78 comentários:

  1. tem que ter cabelo crescido sim as mulheres que servem ao SENHOR JESUS e homens nao podem ter alias a natureza já ensina e tbm a natureza nao ensina que e desonram dois homens se deteiram entao e msm coisa e desnaturam a mulher tosquiar se o que significa cortar as pontas ou o cabelo raspar se significa ficar sem pelos onde se tem obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o trecho se trata somente do cabelo da cabeça né?. Não devemos proibir irmãs se depilarem em outras regiões do corpo, ou seja, devemos ter cuidado em não acrescentar o que não está escrito.

      Excluir
  2. bom gostei muito dessa esplicação pq na minha igreja tem muitas mulheres que tosquian-se os seus cabelos,e eu esses dias quasse tosquiei os meu cabelos tbm mas agora com essa esplicação sei q é erado então te agradeço MIUTO OBRIGADA: TENHO UMA DUVIDA SOBRE SAPATO DE SALTO SERA Q VC PODE ME ESPLICAR SOBRE ISSO MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO:ATENCIOSAMENTE. IRMÃ BRUNA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SAPATO DE SALTO É VAIDADE!!! Pois, com certeza, exibe a sensualidade da mulher. Se Deu quisesse mulher de salto já as fariam assim. Não esqueça: 1timóteo 2,9 que as mulheres se ataviem com modéstia e bom senso. O salto chama a atenção dos homens, e a bíblia nos diz em Lucas17, 1: É impossível que não venham os escândalos, mas ai por meio de quem vierem. Melhor lhe fora que lhe pendurassem uma pedra de moinho no pescoço e fosse lançado ao mar do que fazer tropeçar um desses pequenos.

      Excluir
    2. verdade!!!!!Entao o que vamos usar. Que tal sandalias havaianas. Mas tem que ser ilegitimas, porque usar as legitimas pode ser pecado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    3. ah é , então fazer barba é pecado, cortar as unhas é pecado, andar de carro e moto é pecado, usar roupa é pecado, e muitas outras coisas.... se fosse assim pq Deus deu inteligencia para o homem construir, fabricar, etccccc. as coisas mudam pessoal, vamos ter que voltar andar apé como moises andou 40 anos e voltar andar pelados e deixar unhas e cabelos crescerem......

      Excluir
    4. ipócritas!!! ele esta falando de sensualidade e nao de higiene e viver o dia a dia... aprendam oque significa modestia e pudor salto alto a palavra ja diz tudo... me mostra uma mulher que usa essa porcaria e nao requebra ou rebola... enquanto a mulher africana elas nascem todas com cabelo ainda que nao cresça coma as outras mas nascem ai elas vao e se tosquiam se ou rapam se que beleza... os homem da africa na maioria teem seu cabelos rapados como eu...

      Excluir
    5. lembrando agente veio pelado pra esse mundo ea biblia diz que Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá.

      Excluir
    6. Estude a biblia en vez ficar magoando os outros

      Excluir
    7. A Bíblia diz que tudo é vaidade, tudo é vaidade

      Excluir
  3. Ínteressante que o véu dado por Deus deve permanecer, mas e as negras... elas não tem véu, seus cabelos nunca crescerão. Então o Deus que deseja que todo homem se salve, o Deus que não faz acepção de pessoas, o Deus que amou o mundo de talmaneira, e não apenas alguns, se esqueceu desse pequeno detalhe. O problema é que esse detalhesinho joga todas as mulheres do continente africano assim como todas as negras no INFERNO, mas que "vacilo divino né..."
    Alan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ma vc é burra em filha !! Jumenta celestina na vida, das negras assim como das brancas,pardas,asiaticas e etc... tdo é questão de obediência a palavra, não é pq o cabelo é muito longo ou muito curto que se Deus Julga e sim Crescidos ( Tamanho, estatura completa sem corte )ha cabelos que ñ se desenvolve e outros sim, se a pessoa é negra e tem o cabelo curto e mesmo assim corta ela erra, se o cabelo for curto e ela não corta , é obediencia e o mesmo é o simbolo do véu ( Poder )

      Excluir
    2. Tem certeza que vc é crente. Preste atenção na sua maneira de falar. Primeiro, que quando a carta do apostolo foi escrita, todas as mulheres, independetemente do seu credo religioso tinham o cabelo comprido e usavam véu. Não só na igreja, mas em qualquer lugar, pois representava a submissão ao marido.O cabelo, assim como a unha e a barba, nunca param de crescer. Exitem mulheres que arrastam o cabelo pelo chão. Além de ser muito feio é muito trabalhoso.Existem meninas de doze anos que por causa de uma má interpretação, que carregam o cabelo pela cintura, ou fazem "pitotes", parecendo uma senhora.Jesus tinha o cabelo crescido e a barba aparada, ele seguia o costume nazireu. Portanto ele não se encaixa no contexto da carta aos coríntios.Hoje existe cortes de cabelos femeninos, que só podem ser usados por mulheres, Assim como há cortes masculinos que só podem ser usados por homens. A Bíblia diz que quer vc coma, quer vc beba ou faça qualquer outra coisa, fazei sem dar escândalo.Deus não coloca peso nas costas de ninguém. Não sejamos como os fariseus que criticavam Jesus por tudo.Leia Gálatas 5. Se vc não cumprir o que está escrito lá, irremediavelmente vc estara perdida, com cabelo curtos ou compridos. Que Deus nos dê sabedoria.

      Excluir
    3. PELO VISTO VC NÃO LEU O TEXTO NÉ, JESUS ERA NAZIREU PORQ ERA DA CIDADE DE NAZARÉ, SE JESUS TIVESSE PRESO A ESSE VOTO, ELE TERIA Q SEGUIR ALGUMAS REGRAS, E QUANTO A ESTAS, CUMPRE NOTAR QUE O SENHOR JESUS BEBEU VINHO (MAT. 11;:19) E NUMA OCASIÃO TOCOU NUM CADÁVER (MAT.9:25) E AMBOS ESTES PACTOS ERAM PROIBIDOS AOS QUE FAZIAM VOTO DE NAZIREU (NM.6:3,6).QUEM ERA NAZIREU TINHA QUE SEGUIR ESSAS REGRAS
      O CABELO COMPRIDO QUE ALGUNS VARÕES USAM HOJE É FRUTO DA CULTURA MODERNA, DE AVERSÃO A DEUS E À SUA NATUREZA. ABRAMOS A BÍBLIA EM 1COR. 11:14. ALI LEMOS: «NÃO VOS ENSINA A MESMA NATUREZA QUE É DESONRA PARA O VA-RÃO TER CABELO CRESCIDO ?» SE PAULO ASSIM ESCREVEU ERA IMPOSSÍVEL JESUS TER CABELO COMPRIDO.

      Excluir
    4. Jesus não era nazireu, ele não nasceu em Nazaré e nem tão pouco ele era preso a tradições judaizantes.Jesus era Judeu, nascido na cidade de Belem da judeia.

      Excluir
    5. Nunca vi tanta bizarrices na minha vida..TOSQUIAR significa cortar curto, e não tirar pontas
      ..

      Excluir
    6. Jesus não era nazireu (em nenhum lugar da Bíblia se lê que os pais O tenham consagrado como tal, nem Ele jamais Se identificou como tal. Em segundo lugar, Ele praticou coisas proibidas ao nazireu como tocar em cadáver. Quem vivia em Nazaré era conhecido como nazareno, o que nada tem a ver com nazireu. Nazireu significa consagrado, separado para propósito santo.

      Excluir
    7. A Paz de Deus!
      Espero que estajam todos bem.
      Vou te fazer uma pergunta Alan Roberto,vc é Ateu né? Provavelmente ,pq pelo q vc escreveu, está sendo hipócrita,diante de Deus ,vc está rejeitando as escrituras,q foram escritas por ondem do Deus Vivo.
      Mais não estou aqui pra discutir, pq Deus não habita em contendas,estou aqui pra te aconselhar,buscai sabedoria dos céus,O Senhor é poderoso e pode te dá sabedoria e mansidão.
      E toma muito cuidado com a Blasfêmia ,pois está escrito"Qualquer porém que blasfemar contra o espírito Santo,nunca obterá perdão,mas será réu do eterno Juízo.(Porque diziam:Tem espírito imundo)"Marcos=03:29'30.
      Deus Abençoe a todos ����

      Excluir
  4. muito boa explicaçao diz a respeito q precisa=se ter diferença entre o homem e mulher DEUS deu o cabelo como veu, mas tens muitas mulheres q vao de veu mas ao mesmo tempo q ta na igreja ta no mundo hoje em dia nao da quase mais para diferenciar qual e o profeta e qual e do mundo..ninguem sabes como DEUS e....aquele q usa semelhança de mulher DEUS desonra atraves d poucas coisas pode ir pro inferno eu prego bastante sobre os jovens sobre esmalte,pintura,roupas,s teus olhos pecarem pegue e joga-os fora ou seja muda d movimento pq atraves de um olhar tu podes ir pro inferno ...a muitas aprovaçoes mas sempre DEUS esta lutando por mim

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Só respondendo à um comentário:Nosso Deus jamais vacila,nós é que vacilamos,ao achar que cabelo crescido é a mesma coisa que cabelo longo!O cabelo (se for saudavel) vai crescer um centímetro por mês,o seu crescimento depende muito da Genética,por isso alguns cabelos crescem mais e outros menos,como o caso das negras,os seus cabelos levam 1tempo maior para crescer!Quando vc corta o cabelo vc lança por terra todo o trabalho que ele teve pra crescer!rsrs,ou seja deixá-lo crescido é simplesmente permitir que ele cresça livremente sem interferir,até onde ele pode!Minha mãe não corta cabelo,seu cabelo é curto,mas isso não significa que eles não sejam crescidos,pois ela permitiu ele alcançar seu tamanho natural!O fato de ser longo ou curto é questão de Genética!Há pessoas com cabelos longos,mas não crescidos,pois cortam e impedem seu crescimento máximo!Mas não se preocupem,quem tem cabelo longo,nao significa que se vc não cortar vai virar Rapunzel,os meus são longos e eu cortava direto,tem muito tempo que parei e ele só atingiu a cintura e não passa disso,como disse,é questão de Genética!

    ResponderExcluir
  7. mais claro que esse assunto do véu eles qerem destorcer dizendo q é o cabelo,sim tambm mais ali é claro quando paulo diz q se é desonra a mulher tosquiar ou raspar q PONHA o véu,ali ta dizendo para por o veu q é de pano,cabelo nao da para POR a nao ser q ele estivesse falando de peruca,q nao era o caso e sim o véu de pano,pq o cabelo ja esta na cabeçaentao nao precisaria ele mandar POR,ali fala como a mulher deve se apresentar na igreja nao ta dizendo na rua pq ai sim na rua fica o cabelo no lugar de VÈU,pq nao falam tambm q o dizimo era naquele tempo de melquisedeque foi no tempo da lei,mais claro imagina se vao ficar sem o RECHEADO DIZIMO dos fiéisnao néh.ehehheficou a oferta q é dada de livre e espontanea vontade e nao se é imposto valores pq dizimo é 10%..maldito homem q anda debaixo da lei,

    ResponderExcluir
  8. BEM,ANALISANDO O QUE A IRMÃ ACIMA DISSE...PAULO DISSE QUE A MULHER TER CABELO CRESCIDO LHE É HONROSO,ISSO QUER DIZER QUE O CONTRÁRIO JÁ É DESONROSO!E QUANTO AO CABELO CRESCIDO,JÁ EXPLIQUEI ANTERIORMENTE!E ELE AINDA DISSE QUE O CABELO FOI DADO EM LUGAR DE VÉU,BOM,"EM LUGAR DE" É O MESMO QUE DIZER QUE O CABELO SUBSTITUI O VÉU!E ELE NÃO DISSE SE ERA NA RUA OU NA IGREJA MAS DE UMA MANEIRA GERAL!AGORA,A QUESTÃO DO DÍZIMO CONTINUA NO TEMPO DA GRAÇA,E ISSO NÃO É ESTRATÉGIA DA IGREJA PARA EXTORQUIR DINHEIRO DE NINGUÉM!SE ALGUM PASTOR FAZ MAL USO DELE, NÃO HÁ NECESSIDADE DE FICARMOS REVOLTADOS,DEUS TRATARÁ COM ELE INDIVIDUALMENTE!E PORQUE MEU IRMÃO ESTÁ ERRANDO,EU NÃO VOU COMETER TAMBÉM UM ERRO POR CAUSA DELE,NÃO É?EM MATEUS 23:23 DIZ:"AI DE VÓS,ESCRIBAS E FARISEUS,HIPÓCRITAS!POIS QUE DAIS O DÍZIMO DA HORTELÃ,DO ENDRO E DO COMINHO E DESPREZAIS O MAIS IMPORTANTE DA LEI,O JUÍZO,A MISERICÓRDIA E A FÉ,DEVEIS PORÉM FAZER ESSAS COISAS E NÃO OMITIR AQUELAS.
    VEJA BEM,JESUS NÃO LIBEROU ELES A NÃO DAR MAIS O DÍZIMO,PELO CONTRÁRIO,ELE SÓ OS REPROVOU PORQUE ELES CUMPRIA UMA PARTE DA LEI E AS MAIS IMPORTANTES ELES DESPREZAVAM!É SÓ ANALISARMOS GRAMATICALMENTE O TEXTO OBSERVANDO OS PRONOMES:"ESSAS" E "AQUELAS" ,E VEREMOS O QUE ELE DISSE:QUE ELES DEVERIAM FAZER "ESSAS" COISAS QUE ELE ESTAVA DIZENDO QUE ELES NÃO FAZIAM E NÃO OMITIR "AQUELAS" QUE ELE HAVIA CITADO QUE ELES JÁ FAZIAM!
    E QUANTO À LEI...JESUS NÃO VEIO PARA ABOLÍ-LA MAS PARA CUMPRÍ-LA!O QUE FOI MUDADO OU ACRESCENTADO ESTÁ REGISTRADO NO NOVO TESTAMENTO,É SÓ CONFERIR!SE ELA FOSSE ABOLIDA COMPLETAMENTE,DEUS ME LIVRE DOS ABSURDOS QUE TODO MUNDO PODERIA COMETER!!!RSRS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A LEI NÃO FOI ABOLIDA?
      LEIA IICORINTIOS 3;7 E ME DIGA SE NÃO FOI A LEI GRAVADA EM PEDRAS QUE ESTÁ DIZENDO TER SIDO ABOLIDA.
      QUANTO AO DÍZIMO, JESUS ESTÁ FALANDO A UM FARISEU, ASSIM COMO FALOU ÀQUELE OUTRO PARA FAZER OFERENDA PELA CURA EM MATEUS 8;4. JESUS ESTAVA CUMPRINDO A LEI, MAS COMO TODO TESTAMENTO SÓ TEM VALOR (DEPOIS) DA MORTE DO TESTADOR, APÓS A MORTE DE CRISTO NOVO TESTAMENTO TEMOS.NOVA ALIANÇA, NOVO PACTO, TUDO ESTAVA PREDITO POR DEUS E ELE NÃO MUDA, POI SE DISSE QUE HAVERIA UM NOVO PACTO, AÍ ESTÁ. NOVO PACTO!

      Excluir
    2. Irmã Juju, lamento sua falta de conhecimento da lingua portuguesa. A Bíblia diz "em lugar [de] véu" e não "em lugar [do] véu". A preposição [de]signifca "lugar onde", "modo". Isto significa que o cabelo é o "lugar onde" se coloca o véu e não o substitui. Quer um exemplo? Suponhamos que vc estivesse diante de uma mesa e sobre a mesa tem um prato. Se eu lhe dissesse que a mesa está em "lugar [do] prato", não haveria necessidade do prato, porque a mesa o substitui. Agora, seu eu lhe dissesse que a mesa está em "lugar [de] prato", significa que a mesa é o "lugar onde" ou "modo" onde se coloca o prato. Não há como substituir. Pense: Se o cabelo substitui o véu, por que o apostolo diria que as que não usam, é como se estivesse rapada? Se o véu natural está "tosquiado", como substitui o véu simbolico? Se alguém desejar, eu tenho um estudo profundo com respeito ao uso do véu e o dizimo. É só me contatar pelo email jeffersonvmartins@hotmail.com. Que Deus vos abençoa.

      Excluir
    3. Então pode manter o cabelo comprido, Não havendo a necessidade de não apará-lo é assim?

      Excluir
    4. Irmã Juju 👏👏👏👏👏👏👏perfeitas palavras....Deus abençoe você 🙋🏻‍♀️

      Excluir
  9. IRMÃ JU SEU COMENTÁRIO ESTÁ DENTRO DE UMA HERMENÊUTIA CORRETÍSSIMA - "EM LUGAR DE" SIGNIFICA "SUBSTITUIÇÃO". QUANTO AO DÍZIMO ELE É NEOTESTAMENTÁRIO. A NOVA ALIANÇA APENAS O INCORPOROU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amado irmão em Cristo, como ministro e representante de uma grande comunidade evangélica no Brasil, não cometa erros. Não estamos tratando da HERMENEUTICA, a ciência da interpretação do texto, mas da EXEGESE, a ciência da gramática bíblica. Pergunte ao um bom professor(a) de lingua portuguesa se a frase "em lugar de" significa "substituição", como queira. Mostre para um renomado professor de linguistica se o comentário que fiz acima para a irmã Juju está correto ou não. Além de cometer heresia contra a doutrina biblica com respeito ao uso do véu, vocês estão cometendo heresia contra a lingua portuguesa! Estou a disposição: jeffersonvmartins@hotmail.com

      Excluir
    2. "Em lugar de" significa "ao invés de", então com certeza é substituição. A preposição “de” é que significa “modo ou lugar onde” . Temos que observar o texto completo e não apenas uma palavra e tirar nossas conclusões. Quanto ao dizimo, acho errado que pastores cobrem e alguns ainda dizem que seremos amaldiçoados se não entregar os 10%. Hebreus 7 refere-se ao dizimo e está escrito que somente os sacerdotes da tribo de Levi é que recebiam o dizimo, Jesus é descendente da tribo de Judá, e nós se somos cristãos também somos. O versículo 12 diz: Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.

      Excluir
  10. "Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se".
    TOSQUIAR é cortar rente a cabeça, como homem (vide a referencia em Ezequiel)

    É indecente para a mulher:
    1) Cortar o cabelo curtíssimo, rente a cabeça, o "tosquiar-se" (como homem)
    2) Rapar a cabeça.

    Mas não é vergonhoso, e nem indecente cortar as pontinhas de um cabelo longo.
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ISSO QUE EU ACHO,CONHEÇO IRMÃS QUE TEM SEUS CABELOS MIRADINHOS, COM PONTAS HORRIVEIS E SEM VIDA,ACHAM QUE SI CORTAR AS PONTAS NÃO VAM ENTRAR NO CEU, NA VERDADE!...SABE OQUE EU ACHO, QUE MUITOS NÃO VAM ENTRAR NO CEU PQ NÃO TEM O DOM DA CARIDADE...ESSE SIM É O UNICO DOM QUE VAI LEVAR VCS EU, QUALQUER QUE SEJA BATIZADO NA AGUA DO SANTO BATISTO(EM NOME DO PAI DO FILHO E DO ESPIRITO SANTO). NÃO ADIANTA NADA VC NÃO TER VICIOS NEM SER ADULTERO,NEM SER IDÓLATRA, ISSO NADA SERVIRIA SI COM ESSES REQUISITOS NÃO ACOMPANHAR O DOM DA CARIDADE. E VOLTANDO AO ASSUNTO DOS CABELOS, TOSQUIAR, SIGINIFICA CORTAR RENTE, DEUS NÃO QUER ISSO DE NOS MULHERES, NA BLIBIA DIZ QUE TER A MULHER CABELOS CRESCIDOS PARA ELE É HONRROSO.SIM!...CONCORDO PLENAMENTE! IMAGINE SÓ, TODAS AS MULHRES DE CABELOS CURTINHOS, IAM FICAR PARECENDO HOMENS.ENTÃO! VCS MULHERES ACHAM MESMO QUE É ERRADO CONTAR AS PONTAS DOS CABELOS, PARA QUE ELE CRESÇA COM MAIS VIDA??? BOM!...EU QUERO ACHAR UM DICIONARIO QUE ME EXPLIQUE QUE TOSQUIAR E SOMENTE CORTAR AS PONTINHAS,POR ISSO DEUS DEIXOU BEM CLARO, SI TOSQUIAR E MELHOR QUI RAPE, OUTRA COISA ELE TBM DEIXOU BEM CLARO, QUANDO A MULHER FOR ORAR OU PROFETISAR QUE CUBRA-SI COM O VÉU. TBM ELE DEIXOU BEM EXCLARECIDO QUE O CABELO DA MULHER FOI DADO EM LUGAR DO VÉU, PQ SÓ PRECISAMOS USAR O VÉU QUANDO FORMOS ORAR OU PROFETISAR, FORA ISSO ELE FICA COMO SIMBOLO DO VÉU, QUI É TER ELE CRESCIDO. ESPERO QUE ENTENDAM OQUE EU QUERO DIZER,DESCULPEM PELOS ERROS DE GRAMÁTICAS.

      Excluir
    2. É em felizmente as pessoas estão se agredindo até com palavras e esqueceram de uma coisa podemos as mulheres podem ter cabelos até os pés mais se não tiver amor pelo próximo amesma coisas os homens e pio que todos esqueceram que foi norma de Paulo e outra o véu se rasgou o próprio Jesus nos deu o livre arbítrio tidos sabem então todos estão errado você tem e que orar pra Deus nos dar sabedoria pessoal tem gente que esta chamado o outro de burro meu Amado aprenda amar o seu próximo e principalmente respeito um grande abraço

      Excluir
  11. Texto bem explicado, porem achei meio fora de contexto, pois a ordem em EZ 44 foi dada aos sacerdotes leviticos e não aos demais, e fala bem mais assuntos alem do cabelo veja:

    Mas os sacerdotes levíticos, os filhos de Zadoque, que guardaram a ordenança do meu santuário quando os filhos de Israel se extraviaram de mim, eles se chegarão a mim, para me servirem, e estarão diante de mim, para me oferecerem a gordura e o sangue, diz o Senhor DEUS.
    Eles entrarão no meu santuário, e se chegarão à minha mesa, para me servirem, e guardarão a minha ordenança;
    E será que, quando entrarem pelas portas do átrio interior, se vestirão com vestes de linho; e não se porá lã sobre eles, quando servirem nas portas do átrio interior, e dentro.
    Gorros de linho estarão sobre as suas cabeças, e calções de linho sobre os seus lombos; não se cingirão de modo que lhes venha suor.
    E, saindo eles ao átrio exterior, ao átrio de fora, ao povo, despirão as suas vestiduras com que ministraram, e as porão nas santas câmaras, e se vestirão de outras vestes, para que não santifiquem o povo estando com as suas vestiduras.
    E não raparão a sua cabeça, nem deixarão crescer o cabelo; antes, como convém, tosquiarão as suas cabeças.
    E nenhum sacerdote beberá vinho quando entrar no átrio interior.
    E eles não se casarão nem com viúva nem com repudiada, mas tomarão virgens da linhagem da casa de Israel, ou viúva que for viúva de sacerdote.
    E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro.
    E, quando houver disputa, eles assistirão a ela para a julgarem; pelos meus juízos as julgarão; e as minhas leis e os meus estatutos guardarão em todas as minhas solenidades, e santificarão os meus sábados.
    E eles não se aproximarão de nenhum homem morto, para se contaminarem; mas por pai, ou por mãe, ou por filho, ou por filha, ou por irmão, ou por irmã que não tiver marido, se poderão contaminar.
    E, depois da sua purificação, contar-se-lhe-ão sete dias.
    E, no dia em que ele entrar no lugar santo, no átrio interior, para ministrar no lugar santo, oferecerá a sua expiação pelo pecado, diz o Senhor DEUS.
    Eles terão uma herança: eu serei a sua herança. Não lhes dareis, portanto, possessão em Israel; eu sou a sua possessão.
    Eles comerão a oferta de alimentos, e a oferta pelo pecado e a oferta pela culpa; e toda a coisa consagrada em Israel será deles.
    E as primícias de todos os primeiros frutos de tudo, e toda a oblação de tudo, de todas as vossas oblações, serão dos sacerdotes; também as primeiras das vossas massas dareis ao sacerdote, para que faça repousar a bênção sobre a tua casa.
    Nenhuma coisa, que tenha morrido ou tenha sido despedaçada, de aves e de animais, comerão os sacerdotes.

    ResponderExcluir
  12. palhaçada, esse texto é ironico, alienante e muiiiiiiiiiiiiiiiiiiito estúpido, religião realmente é o opio do povo!!! pacabá...

    ResponderExcluir
  13. Muito bom esse ensinamento, mais ah algo que poderia ser mais claro, o entendimento dos cabelos crescidos é algo que ja ta bem claro né, porém, quando falamos de rapar-se da pra entender bem do que quer dizer, mais ao fato de tosquiar-se, o significado é cortar rente, seria no caso cortar curto..
    Então minha duvida seria, tirar as pontas do cabelo seria errado??
    Apenas as pontas que digo.. Se puder responder agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu entendimento não é pecado tirar as pontas, pois se fosse acredito que Deus teria frizado, como ele destacou em Leviticos 19 para não cortar o cabelo curto e nem tirar as pontas da barba, "NÃO TIRAR AS PONTAS DA BARBA" poderia falar das pontas do cabelo também , mas não falou.

      Excluir
  14. Maldito o Homem que anda debaixo da Lei, mas se Jesus veio para que toda a lei fosse cumprida, pela Graça, pagando a nossa dívida, então é maldito o homem por seguir a Lei. A Lei não é obrigação, temos o Livre arbítrio. Mas a Lei existe antes mesmo da criação do Homem, mas serve não apenas, para qualificar e definir o que é o Pecado, pois estais nele. Mas a Graça que é a verdade , pois a verdade é nada mais que o cumprimento da Lei, ela vós liberta. Isso porque se tens um estilo de Vida Cristã, nunca que a Lei se tornará um peso mas sim, a liberdade de andar, na Lei sem ela lhe tornar como obrigação. É como O Senhor diz: "...eis que estou a porta e bato, se voz abrirdes, eis que entrareis e cearei contigo... Vida Cristã, é uma vida na Sã Doutrina...do Senhor !.. Shalon, Hes..

    ResponderExcluir
  15. Oremos ao Senhor, para que possa nos dar mais entendimento, afinal de contas de que serviu todo o Sacrifício do Senhor, pra nada.

    CCP- Lisboa-PT

    ResponderExcluir
  16. Vocês não prestaram atenção nos escritos bíblicos, a palavra diz claramente, "Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu." (1 Coríntios 11:6). Paulo não proíbe as mulheres de se tosquiarem, ou cortarem o cabelo, ele quis dizer que as mulheres devem ter cuidado com o véu natural que Deus lhes deu, ou seja, que cuidem do cabelo. Cabelos cheios de pontas, quebradiços, opacos, sem brilho, e outras coisas mais, é horrível, devemos nos cuidar, lembrando sempre de que tudo em excesso é vaidade, assim podemos ser vaidosos, podemos nos cuidar, porém não devemos exagerar. Que a paz de Cristo esteja com todos nós.

    ResponderExcluir
  17. O DÍZIMO NÃO FOI INSTITUIDO PELA LEI DE MOISÉS......

    ABRAÃO DEU OS DÍZIMOS DE TUDO PARA JESUS CRISTO - QUE É O MESMO MELQUISEDEQUE, POIS ERA E É REI DE SALÉM ETERNO (Rei de Jerusalém)

    Por isso O APÓSTOLO PAULO DIZ AOS HEBREUS:

    "SEM PAI, SEM MÃE, SEGUNDO A ORDEM DE MELQUESEDEQUE..."

    QUAL SER HUMANO NÃO TEM PAI NEM MÃE DEPOIS DE ADÃO O PRIMEIRO HOMEM NA TERRA..... QUEM VIVEU SEM TER PAI NEM MÃE????

    PORTANTO MELQUESEDEQUE É O PRÓPRIO JESUS CRISTO QUE APARECEU A ABRAÃO DUAS VEZES...

    1 - QUANDO RECOLHEU OS DÍZIMOS E O ABENÇOOU (E SÓ JESUS PODE ABENÇOAR, PERDOAR PECADOS, ETC...)

    O DÍZIMO FOI INSTITUIDO POR DEUS PARA QUE O HOMEM TEMA A DEUS E O OBEDEÇA, SABENDO QUE TUDO O QUE TEMOS PERTENCE A ELE...

    ResponderExcluir
  18. Tenho escrito um livro apologético sobre o uso do véu, intitulado "A DOUTRINA BÍBLICA DO USO DO VÉU". Em tal livro, refuto todos os argumentos do texto acima, melhor ainda, usando ainda de livros publicados pelas Assembleias de Deus. Cada versículo de 1Cor 11.1,16 está em hebraico, grego e português, cuja exegese segue versículo por versículo, além de contar com vasta referência bibliográfica teológica, acadêmica. Faça o pedido e dê uma cópia de presente ao seu pastor, teólogo, presbítero, missionário, etc. Os nobres e ilustres interlocutores conhecem apenas um lado da "moeda", não seria interessante examinar o outro lado?

    Estou disponibilizando GRATUITAMENTE a todos que desejarem. Para pedidos, meu e-mail é: sakaledah@yahoo.com.br

    Deus vos abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu se fosse usar véu ate gostaria pois assim não precisaria mostrar meu rosto a todo mundo ...detesto alguém estar me olhando ...mas a favor da minha vontade jamais em submissão aos homens ...por favor !?

      Excluir
  19. Bom eu tenho cabelo grande,por gostar de rock e tudo....estou conhecendo a cristo por agora mas não me sinto longe de Deus , exemplo, tenho uns parentes que é de uma igreja tradicional que adora pregar o uso de cabelos longo das mulheres e calça para os rapazes,cheio de Doutrinas, mas quando vai conversar com eles é só doutrina não tem nada de Cristo neles, Pregações empolgantes,retete ,
    mais nada de curai os enfermos e expulsais os demonios

    ResponderExcluir
  20. A paz amado,Veja meu blog willian Bugiga e o site www.convertidos.com.br.
    Fique n paz.

    ResponderExcluir
  21. O texto da bíblia diz cabelo crescido e não comprido?!

    ResponderExcluir
  22. A respeito do Dízimo, existe uma igreja que não adere esse sistema e nem por isso seus fiéis não tem templo e condições básicas necessárias para se ouvir a palavra de Deus, cada um viva do suor do seu próprio trabalho, dai de graça o que recebeste de graça,

    ResponderExcluir
  23. Sabe o que é mais triste de tudo isso? Deus é amor, e não isso que vejo na boca de alguns crentes. Ame ao próximo, dê amor, ensine o amor e a caridade. Agora o que vejo são pessoas querendo ser melhor do que as outras, que o jeito dela ser crente é mais correto, discutindo e isso me deixa triste. Tosquiar=aparar o cabelo rente ao corpo. Só pra constar. Realmente, o difícil não é ser crente, é a concorrência para ser melhor, sendo que perante Deus somos todos filhos iguais. Infelizmente as pessoas tem se esquecido que o amor de Deus é o que nos importa ! Finalmente desabafei! Triste.

    ResponderExcluir
  24. A palavra tosquear quer dizer raspar, isso igualaria ao homem, acho que a mulher nao cortando igual ao homem ela manteria seu veu, e respeito ao senhor, se formos analisar costumes entao os homens teriam que na igreja usar tunica pois era o que se usava na epoca de JESUS; o corte ao cabelo nao vejo como desagrado desde que nao seja igual ao do homem, e mesmo pq muito grande fica a impressao de mau cuidado, falta de higiene, nao vejo isso como vaidade, agora sim vaidade seria cortar cortes da moda, pintar o cabelo com cores que nao sejam a sua cor natural, e pintar as unhas com cores, isso sim e vaidade, as mulheres crentes que tem esse habito de deixar os cabelos compridos ate o chao respeito, mas elas ficam com cara de desleixo, falta de higiene, isso nao e legal, fora o peso dos cabelos que afeta no crescimento principalmente na parte da frente da cabeca, mas cada um pensa como quiser, cada um e juiz de si mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e o pior que tem crente dizendo que os cabelos no céu se tornam fios de ouro ...agora fica imaginando os pentelhos que caem no banheiro ...é cada uma !?

      Excluir
  25. Pastor Marcos, fico feliz em ver homens como o senhor, que são guiados pelo ESPIRITO, porém, quero que o senhor leia dentro de pouco tempo, um Estudo muito profundo acerca do "VÉU", palavra essa que nem aparece em 1Co 11.1-16 nas cópias do (Grego Coiné). Cuja verdadeira tradução seria "COBRIR" e não "VÉU", como traduzem e nos causam confusão (as boas, mas, falhas, traduções em português).Esses ESTUDOS viram a ser futuramente um livro campeão de leitura, se Deus assim o permitir.
    Irei mostrar que quando Paulo usa a palavra véu=cobrir no GREGO, ele está se referindo ao (cabelo) e não ao (véu de pano) que era um costume tão valorizado em muitas cidades daquela região.
    Os vários estudos que farei sobre vários temas, entre eles o uso da cobertura pelas mulheres, serão profundos e baseados em consultas contantes aos Originais, e em muitas horas de oração, jejum e vigilâcia; com o intuito de tirar as ovelhas dos caninos dos lobos e traze-las a verdadeira luz. Ore por mim, para Deus me usar como um vaso de onra na casa do Rei. A Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudio... como posso ter acesso ao teu conteúdo? Obrigado, tiag0lima@hotmail.com

      Excluir
  26. nunca li tanta besteira junta ...tosquiar é como raspar a cabeça rente ao couro como se fazem as ovelhas isto não é licito as mulheres mas se elas assim preferirem que os cubram com o véu pois Deus nos deu livre arbítrio e podem sim cortar e aparar as pontas do cabelo e se enfeitar ...aos homens sim é licito ter os cabelos curtos ou tosquiados...peçam a Deus entendimentos de suas palavras antes de publicarem asneira !?

    ResponderExcluir
  27. Os crentes da nova era não compreendem o querer de Deus ,e sim seus próprios interesses.
    A verdade para muitos não faz mas sentido ,mas para quem viveu os bons momentos de uma igreja santificada sabe o sentido da palavra e infelizmente não agrada a quem quer viver em suas próprias vontades.

    ResponderExcluir
  28. Nunca li tanta besteira junta... É por isso que dizem que a biblia é machista, mas na vdd machista mesmo são as pessoas que interpretam ela de acordo com a sua vontade...

    ResponderExcluir
  29. Nunca li tanta besteira junta... É por isso que dizem que a biblia é machista, mas na vdd machista mesmo são as pessoas que interpretam ela de acordo com a sua vontade...

    ResponderExcluir
  30. Que Deus tenha misericórdia do Seu povo. O saber ensoberbece mas o Amor edifica. 1 Co 8.1.

    ResponderExcluir
  31. VEJO QUE MUITOS ,AQUI, USAM EXCESSO DE RIGOR E ESTREITAM TANTO A ENTRADA NO CEU QUE NEM ELES VAO PASSAR, JULGAM APARENCIAS(ESPECIALMENTE DAS MULHERES) COLOCANDO GRANDE PESO NA CRUZ DAS MULHERES , PROCURANDO FALSAMENTE AGRADAR JESUS, JULGANDO O PROXIMO, MAS NEGANDO-LHE OBEDIENCIA EM VARIOS PONTOS DA PALAVRA DE DEUS E , EM ESPECIAL , NO AMOR...ORA , OS APOSTOLOS QUANTO AO GENTIOS DELIBERARAM SOMENTE QUE NÓS NAO CAIAMOS EM IDOLATRIA, FUJAMOS DO SUFOCADO E DO SANGUE, E , FINALMENTE DAS RELACOES SEXUAIS ILICITAS atos 15:28,29 Jesus abencoe a mulher cristã e que ela se sinta livre em servi-lo , nao ligando para aparencia e sim no espirito manso e quieto que é precioso perante Deus....

    ResponderExcluir
  32. acho que a diferença fica por conta do corte,corte feminino ou masculino.

    ResponderExcluir
  33. Acho que o tipo de corte já diferencia.

    ResponderExcluir
  34. ACHO QUE O TIPO DE CORTE JÁ É SUFICIENTE PRA DIFERENCIAR.

    ResponderExcluir
  35. Temos urgência de salvação,Jesus está voltando esses preceitos são para o homem.

    ResponderExcluir
  36. Outro detalhe ,o que for desligado na terra será desligado no céu,esses costumes foram desligados na terra, como os apostolos resolveram entre si o básico e importante para a igreja primitiva,(está em atos não me lembro o capítulo) assim fizeram nos dias de hoje.quando aceitei Jesus a trinta anos atrás fui proibida de andar de bicicleta.

    ResponderExcluir
  37. Sabe vocês tem que deixar essas traduções ruins em português e ler o testo no original grego e hebraico, e saber que a bíblia não se submete a ninguém mas as pessoas que quer ir para o céu que se submeta a ela, como ela é! Não importa o que a sociedade prega, se acham ela tosca ou ultrapassada, para ir para o céu tem que engolir ela com tudo!

    ResponderExcluir
  38. Mas se alguém quizer ser contencioso, nós não temos este costume nem a igreja de Deus. Coríntios 11:16

    ResponderExcluir
  39. PARA MANTERMOS A UNIDADE DA IGREJA, É PRECISO RESISTIR À TENDÊNCIA DE CONTENDER. " Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deu

    ResponderExcluir
  40. PARA MANTERMOS A UNIDADE DA IGREJA, É PRECISO RESISTIR À TENDÊNCIA DE CONTENDER. " Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deu

    ResponderExcluir
  41. SE O ESPÍRITO SANTO COLOCOU EM SEU CORAÇÃO FAZER UM PROPÓSITO COM DEUS, SOBRE VESTES E CABELOS, CUMPRA.
    NÃO EXISTE NADA MAIS LINDO, QUE A MULHER DE DEUS, SE OLHAR NO ESPELHO E VER IMAGEM E SEMELHANÇA COM O SEU CRIADOR.(quero dizer) SE ACHAR LINDA MESMO QUE USE UM CABELÃO E ROUPAS BEM FECHADAS. NÃO SE IMPORTANDO COM OS COMENTÁRIOS, MAS, SERVINDO A DEUS COM ALEGRIA,AMOR E PRÁTICA DE BOAS OBRAS.
    SEM PAZ COM TODOS E A SANTIFICAÇÃO, NINGUÉM VERÁ A DEUS.
    E NAQUELE DIA, CADA UM VAI DAR CONTA DE SI 💎

    ResponderExcluir
  42. Orem peça ao espirito Santo que lhes corrijam cada pessoa lê e intende de uma maneira diferente.eu tinha todas essas duvidas e algumas outras mas. Buscava conversar com pastoras,irmãs e cada uma tinha uma opinião diferente ate que um dia conversando sobre esses assuntos com uma mulher que nem era crente ela me disse pq vc não pergunta para o próprio Deus ele pode tirar todas as suas dúvidas. E bem assim fiz orando. Jejuando fazendo propósitos Deus começou a me mostrar em sonhos e foi assim. Não adianta debater isso so traz desavenças pq cada um tem sua própria opinião e defende elas. Por isso orem busquem dos autos ceus que terão suas respostas. Oque eu (acho =minha opinião ) pecado é oque desce pro coração se vc deixa DEus em segundo plano isso sim é erro. Pq a palava do senhor diz que tudo em cima da terra é vaidade. Vc usa uma blusa e não vive sem ela isso é pecado se vc não supourta ver as pontas dos cabelos secas e pontas duplas e enloquece e pira o cabeção e se vira nos trinta e gasta o que não tem isso é pecado. Se a unha quebra e fica louca isso é pecado. Jesus deixou dois maiores mandamentos ama a Deus sobre todas as coisas a a teu próximo como a ti mesmo. Em vez de fica doida com uma unha quebrada tenta ficar doida com um irmão que não tem oque comer e faz das tripas e coração pra ajudá-lo. Deus não é Deus de confusão orem mas...

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Só uma correção, na palavra de Deus fala que o cabelo crescido foi dado no lugar DE véu e não DO véu como escreveste, e isso faz total diferença no uso do véu no santo culto.

    ResponderExcluir