segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O CRENTE E O USO DA SORTE (PARTE II)

O CASO DE PEDRO

Jesus havia ordenado que os discípulos não fizessem nada até a vinda do Consolador, o Espírito Santo, o qual os direcionaria em tudo (Lucas 24:49). A Igreja, sem dirigente, deveria esperar a vinda do Espírito Santo, sem agir antes. Pedro, porém, precipitou-se e resolveu escolher um novo apóstolo para substituir Judas, o traidor. Pedro agiu antes de o Espírito Santo chegar; ele usou da sorte baseando-se no Antigo Testamento em que Deus permitia em alguns casos o uso da sorte, fazendo expressar Sua vontade. Pedro era cheio de coisas judaicas, ele quis misturar a lei (o uso da sorte no Antigo Testamento) e a graça. Em Gálatas 2:14 vemos o apóstolo Paulo repreender a Pedro pelo fato dele ter obrigado aos gentios viverem como judeus - "quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do Evangelho, disse a Cefas (Pedro), na presença de todos: se sendo judeu vives como gentio e não como judeu, porque obrigas os gentios a viverem como judeus?”. Esse versículo deixa claro que Pedro era cheio de coisas judaicas, que o levou à precipitação, escolhendo o homem errado para apóstolo, Matias. Todos os apóstolos foram escolhidos diretamente por Jesus Cristo: “Depois, subiu ao monte e chamou os que ELE MESMO QUIS, e vieram para junto dele” (Mateus 3:13). Em Atos 1: 2 lemos: “... depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos QUE ESCOLHERA, foi levado às alturas”.
Paulo foi o legítimo substituto de Judas escolhido diretamente por Cristo. Em Gálatas 1:1, a Bíblia diz: “Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, MAS POR JESUS CRISTO E POR DEUS PAI, que o ressuscitou dentre os mortos”. De acordo com Efésios 2:20, os apóstolos são fundamentos da igreja, ou seja, a igreja está fundamentada nos apóstolos, e esses, por sua vez, em Cristo, que é a pedra angular – “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular”. Se Matias foi o substituto de Judas e fundamento da igreja onde estão registrados os sinais de seu apostolado? Onde estão as epístolas de Matias? No entanto, temos quatorze epístolas paulinas no Novo Testamento. Em Efésios 3: 3 – 5, Paulo fala do mistério de Cristo oculto em Deus durante eras, e que agora se torna conhecido pela revelação dada aos apóstolos e profetas. Paulo se inclui como apóstolo que recebeu tal revelação – “como me foi este mistério manifestado pela revelação...” (v3). Depois da eleição de Matias, não vemos mais o seu nome na Bíblia. O nome de Paulo marca o livro de Atos dos Apóstolos, bem como todo o Novo Testamento.
Em João 15:16 Jesus diz taxativamente aos onze que os havia escolhido “não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei...”.Do mesmo modo Jesus diz com relação a Paulo “...este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios...”. Observa-se claramente em atos 1:21 e 22 que Matias estava entre as testemunhas da ressurreição do Senhor Jesus “...um deles se faça conosco testemunha da ressurreição, e apresentaram dois: José, chamado Barrabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias”. Se Matias foi o substituto de Judas por que Jesus ao vê-lo, não o escolheu naquela ocasião? Além disso, verifica-se claramente que, logo que Matias foi escolhido por sorte ele foi CONTADO com os onze apóstolos, mas não diz que ele tenha se TORNADO um apóstolo “...e por voto comum, foi contado com os onze apóstolos” (Atos 1:26). Isto vem revelar o ato precipitado de Pedro
Aqueles que defendem Matias como o substituto de Judas alegam que uma oração foi realizada antes da sua escolha. Ora, a Bíblia ensina que o Senhor só atende as orações que são feitas de acordo com a sua vontade (I João 5:14). As Escrituras registram tanto os acertos como os erros dos seus servos. Portanto, a oração feita naquele momento estava desconforme com a vontade de Deus, pois o uso da sorte não é prática Neo-Testamentária.
Outros que admitem Matias como o verdadeiro substituto de Judas, afirma que coube ao apóstolo Pedro a liderança cristã primitiva, liderança essa que teve, todavia, curta duração. Ora, se esse argumento é verdadeiro, então, “somos crentes – católicos”, pois, Pedro teria sido o primeiro papa uma vez que se a igreja pudesse ser orientada por Deus através de Pedro, antes da descida do Espírito Santo, ele seria o vigário de Cristo na terra como afirma a doutrina católica. Se admitirmos Matias como substituto de Judas, somos “crentes – adventistas”. Os adventistas misturam os princípios da lei com os princípios da graça. Pedro misturou esses dois princípios na escolha de Matias quando utilizou a sorte. Na verdade, nunca podemos aceitar o procedimento de Pedro na escolha de Matias, pois, se é possível realizar a obra de Deus sem o poder do Espírito, somos crentes não – pentecostais. No momento da eleição de Matias, o Espírito Santo ainda não tinha chegado.
Outra passagem usada por aqueles que advogam que Matias foi o verdadeiro apóstolo que substituiu Judas é, I Cor. 15:5 que diz: “E apareceu a Cefas e, depois, aos doze”. Segundo os defensores, se Jesus ao ressuscitar apareceu aos doze, e Judas já tinha dado fim a sua vida, se conclui que os doze eram os onze acompanhados de Matias. Assim sendo, Matias, foi o legítimo substituto de Judas. Diante dessa argumentação fica a pergunta: Se Jesus apareceu aos onze com Matias, porque não escolheu Matias naquela ocasião? Ademais, se Pedro e os demais irmãos sabiam desse encontro, porque ainda fezeram eleição, em vez de reconhecerem logo Matias como apóstolo? Observa-se que no mesmo capítulo no versículo 7 lemos: “Depois foi visto por Tiago, depois, por todos os apóstolos” o que implica dizer que naquele grupo dos doze não estavam presentes todos os apóstolos. Por isso, é dito “apareceu aos doze” e não aos doze apóstolos. Diante dessa análise, pode-se afirmar que dentre os doze naquele momento somente dez, eram apóstolos. Os outros dois eram os discípulos de Emaús que narravam suas experiências aos dez de acordo com Lucas capítulo 24: 36 “E falando eles (os discípulos de Emaús) destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles...”. Nessa ocasião, Tomé não estava presente de acordo com João 20: 24 “Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus”. Oito dias depois Jesus, aparece aos onze, desta feita com a presença de Tomé (João 20:26) por isso a Bíblia diz que, depois de ter aparecido aos doze(dez apóstolos mais os discípulos de Emaús), apareceu a todos os apóstolos, ou seja, aos onze incluído Tomé.
A manifestação de Jesus a Paulo foi a última a ser registrada “e, por derradeiro de todos, me apareceu também a mim, como a um abortivo” (I Co 15:8). Paulo declara que Jesus lhe apareceu por último no sentido de que foi o autêntico apóstolo porque viu o Senhor pessoalmente e foi comissionado por Ele de acordo com Atos 22:14 para integrar a formação do testemunho inicial de Jesus Cristo constituindo o inicio do alicerce da igreja.
O pregador pentecostal sueco Lewi Pethrus disse “...Se a condição para figurar entre os doze era haver visto o Senhor, pode-se perguntar se Paulo pertenceu aos doze. Conta-se no primeiro capítulo de Atos como os onze escolheram um novo apóstolo no lugar de Judas Iscariotes. Não quero pronunciar-me sobre isso, mas é maravilhoso o lugar que Paulo ocupa entre os apóstolos. Está claro no Novo Testamento que Paulo ocupou lugar proeminente entre eles. Nenhum pode assemelhar-se a ele, exceto Pedro que fez a pregação do dia de Pentecoste. Mas, se lermos em Atos, vemos que Paulo elevou-se acima dos demais, e é ele mesmo que diz: “Tenho trabalhado mais que todos”. Assim, seria injusto não ser ele contado entre os doze. Ele foi escolhido desde o ventre da mãe. Mas, os onze escolheram Matias. Talvez tivessem feito isso porque não esperaram pelo Pentecoste. Se tivessem esperado, provavelmente não o teriam escolhido. Seja como for, aqueles cujos nomes estão inscritos nos fundamentos da nova Jerusalém são somente doze”
Deus, hoje, não fala mais por sorte. Ninguém pode dizer: Deus me falou que eu use de sorteio para dar uma camisa, um disco, uma Bíblia... Portanto, fica evidente que o Senhor não direcionou aquela sorte usada por Pedro. Pedro seguindo sua impulsividade se precipitou.

MINISTÉRIO MAIS EXCELENTE

Com a vinda de Jesus ao mundo o que pertencia à Lei tornou-se antiquado: "Quando ele diz Nova, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiquado e envelhecido está prestes a desaparecer "(Hebreus 8:13). O autor de Hebreus se refere à antiga aliança dizendo que aquilo que pertencia a ela (no caso, a sorte), já foi abolido pela Nova Aliança, pois o ministério de Jesus é mais excelente, sendo Ele mesmo mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas: “Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é Ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas" (Hebreus 8:6)
Finalmente, observe a advertência do profeta Miquéias no capítulo 2, versículo 5:"Portanto, não terás na congregação do Senhor, quem pela sorte lançando o cordel, meça possessões". Com essa advertência fica vedado a participação do servo de Deus em loterias, bingos, rifas, consórcios, ou qualquer tipo de sorte quer fora da igreja quer dentro dela.
Ir. Marcos Pinheiro

2 comentários:

  1. Obrigado irmão, O Senhor Jesus é contigo.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Marcos

    Há uma igreja que pratica a "consulta à Palavra" , regulamentada como doutrina da igreja.

    Voce nem imagina o que acontece por lá...

    Igreja Cristã Maranata

    transformaram uma "experiencia pessoal" em doutrina e hoje virou Bibliomancia.

    Todos praticam e creem que de fato Deus fala sempre...

    Muito boa a reflexão...espero que possa esclarecer a muitos mais.

    Fique firme..´.pois nossa luta não é contra a carne e o sangue.

    Soli Deo Gloria

    ResponderExcluir