domingo, 24 de janeiro de 2010

REFUTANDO O MODERNISMO-LIBERAL (PARTE IV)

O CASO DO FILHO PRÓDIGO

Muitos modernistas que defendem o uso de jóias usam a parábola do filho pródigo para justificar o pecado do uso dos atavios. Dizem eles: o homem e a mulher podem usar brincos, pulseiras, colares, anéis, pois o pai da parábola do filho pródigo colocou um anel no dedo do filho quando este voltou para casa.
Nós rejeitamos essa interpretação porque se trata de uma parábola. E, sendo uma parábola todas as atitudes do pai para com o filho que voltou para casa é tipológica, simbológica. Vejamos: o beijo que o pai deu no filho significa perdão. A Bíblia quer deixar claro que Deus é rico em perdoar; a roupa que o pai mandou vestir no filho significa a roupagem espiritual com a qual nos revestimos quando nascemos de novo, as sandálias que o pai mandou calçar no filho significa que a partir daquele momento aquele filho que antes estava escravizado pelo pecado, agora, estava livre para sempre! Os escravos só andavam descalços. O anel, que o pai mandou colocar no dedo do filho significa que a partir daquele instante o filho seria vitorioso para sempre. O anel é símbolo de vitória. O anel significava que o filho estava recebendo o selo de uma vida abundante e vitoriosa. Portanto, não provém de Deus a interpretação de que a mulher pode usar jóias porque o pai da parábola do Filho Pródigo colocou um anel no dedo do seu filho.
Quando a Bíblia dirige-se aos crentes, e diz: “E não vos conformeis com este mundo”, é como se estivesse dizendo: “Não permitam que o mundo esprema vocês dentro de seu molde”. O mundo tem por centro a carne, é governado pela carne e, conforme Jesus disse a Nicodemos, “o que é nascido da carne, é carne” (João 3:6). Portanto, igreja lavada pelo sangue de Cristo não pode aceitar os valores satânicos. Lembre-se: Deus não ataviou Eva no jardim do Éden!
Levantemo-nos em nome da verdade, não importando o preço!
E-mail: marcos_apb@unifor.br

2 comentários:

  1. AMEI O ESTUDO,MAS COM RELAÇÃO A SUA EXPLICAÇÃO DO SIMBOLISMO DA PARÁBOLA,SÓ FIQUEI COM UMA DÚVIDA:AS TESTUNHAS DE JEOVÁ DIZEM QUE A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO É SIMBÓLICA PARA DEFENDER A DOUTRINA DA NÃO EXISTÊNCIA DO INFERNO.VOCÊ PODE POSTAR ALGO SOBRE ISSO?

    ResponderExcluir
  2. O fato é que aquilo que é tipológico, simbólico, não significa que não existirá. Na parábola do filho pródigo tudo é tipológico, porém existe na prática. Quando alguém entrega sua vida a Cristo recebe na prática a vitória da salvação (o anel de ouro simbolicamente), deixa de ser escravo do pecado (sandálias nos pés sinbolicamente) e assim por diante. Na parábola do rico e Lázaro a simbologia é retratada com ares de realidade, ou seja, quem está no céu não pode sair e ir para o inferno e quem está no inferno não pode ir para o céu.
    Uma parábola , irmã Gilvania, é uma história para se transmitir uma lição real. Na parábola do rico e Lázaro a idéia é passar a verdade da existência do céu e do inferno.

    Fique na paz de Cristo

    ResponderExcluir