domingo, 24 de janeiro de 2010

REFUTANDO O MODERNISMO-LIBERAL (PARTE XI)

O CASO DO POVO DE ISRAEL

Em êxodo capitulo 32 relata que Moisés estava no monte em contato direto com Deus recebendo os 10 mandamentos e o povo embaixo esperando a volta do seu líder, Moisés. A Bíblia diz que o povo vendo que Moisés tardava em descer do monte acercou-se de Arão e lhe disse: “... faz-nos deuses que vão adiante de nós...” (Êxodo 32:1). Arão cedeu diante da pressão do povo e, das argolas de ouro das orelhas das mulheres foi feito o bezerro (Êxodo 32:2-4). O povo entra na orgia e passou adorar o bezerro de ouro. Moisés, ao descer do monte, aproximou-se do arraial e vendo o bezerro e as danças, lançou as tábuas da lei no bezerro de ouro e o destruiu e depois queimou os pedaços no fogo, misturou o pó e a cinza com água e deu de beber aos filhos de Israel (Êxodo 32:19 e 20). Veja bem, o povo bebeu uma sopa: cinza e pó de ouro misturado com água. Certamente essa bebida causou muita acidez no estômago dos Israelitas. Eu posso imaginar muito deles com azia e náusea. Moisés, assim procedeu porque ele queria deixar claro que o Senhor sente náusea quando alguém se envolve com ídolos, quando alguém está apegado ao supérfluo. O diabo sabia que se o bezerro fosse feito dos atavios das mulheres israelitas facilmente o povo adoraria o bezerro, pois era apegado ao ouro de suas argolas, pulseiras e colares. Hoje, muitos filhos e filhas de Deus estão tão apegados às jóias que não saem de casa sem antes colocarem seus brincos, pulseiras e colares. Deus sente náusea com esse comportamento, pois os atavios foram sinais da apostasia e da idolatria.

Em Êxodo 33:5 Deus manda que Moisés ordene ao povo tirar os atavios: “Porquanto o Senhor tinha dito a Moisés: diz aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento eu subir no meio de ti, te consumirei; tira, pois, de ti os atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer”.
Observe: Deus disse que só saberia o que fazer com o povo se cada um tirasse os atavios. Se Deus acompanhasse o povo ataviado consumiria a todos. O fruto da mensagem de Deus foi: arranca os atavios! A Bíblia diz que os filhos de Israel tiraram de si os seus atavios, aleluia! “Então os filhos de Israel tiraram de si os seus atavios desde o monte Horebe em diante” (Êxodo 33:6).
Que belo exemplo de consagração!
Que admirável esvaziamento de vaidades pessoais!
Fujam irmãos e irmãs amados, das vaidades das jóias! E observem, atentamente, esta grave advertência: “Como jóia de ouro em focinho de porca, assim é a mulher formosa que se aparta da razão” (Provérbios 11:22).
Observe a declaração do apóstolo Paulo: “Ninguém me moleste, porque eu trago no corpo as marcas de Jesus”. (Gálatas 6:17).
A marca que os crentes devem trazer não é a marca do furo da orelha, nem a marca do colar, nem a marca da pulseira, mas a marca da santidade, do fervor e do Poder de Deus!
Levantemo-nos em nome da verdade, não importando o preço!
E-mail: marcos_apb@unifor.br

8 comentários:

  1. Parodiando um trecho do texto:
    "Fujam irmãos e irmãs amados, das vaidades dos ternos e das gravatas!" (Por que não, né?) "Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade." (Eclesiastes 1:2)

    Quanto a Prov 11:22 e Gal 6:17 = Pode-se defender qualquer idéia com versículos isolados. Exemplo: Defendendo a masturbação ou a agressão a uma pessoa: "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças..." (Eclesiastes 9:10). E o contexto dos versículos de Exodo? Eram as jóias os problemas do povo?

    "Deus sente náusea com esse comportamento, pois os atavios foram sinais da apostasia e da idolatria." A minha Bíblia diz que Deus não se importa com a aparência (Mateus 22:16; Lucas 20:21; II Coríntios 10:7; I Samuel 16:7). Tem também a história de uma tal de Rebeca, que recebeu uns presentinhos interessantes.
    As jóias atrapalham a comunhao com Deus? Se sim, abandone-as. Se não, fique em paz, pois a bíblia (analisando não só versículos isolados) não as condena.

    Wésley Câmara

    ResponderExcluir
  2. Percebo que o irmão não conhece a boa hermenêutica, pois não tratamos de versículos isolados. Comentamos os capítulos 32 e 33 de Êxodo, os quais estão relacionados.
    Para entender Galatas 6:17 é preciso atentar para os versículos anteriores a partir do 14 onde Paulo fala que aqueles que fazem da cruz de Cristo a sua vida, a sua glória e o seu triunfo, já não estimam nem amam o mundo com todos os padrões, valores, opiniões, honrarias e modos de vida por ele aceitos. Sermos crucificados com cristo significa sermos crucificados para o mundo. Paulo trazia no corpo as marcas da traição, do abandono, da inveja, da perseguição, dos açõites, das noites mal dormidas, ... por causa de ser crucificado para o mundo. O brilho da santidade, do fervor e o poder de Deus nunca se esvairam de sua vida por que ele estava crucifcado para o mundo. Quando estamos crucificados para o mundo as marcas da santidade, o fervor e o poder de Deus estão sempre latente em nossas vidas e podemos até ter marcas visíveis em nosso corpo como Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Provérbio 11:21 deve ser relacionado com com Provérbio 16:5, Provérbio 8:13, Provérbio 6:17 Isaías capítulo 3 e com Tiago 4:6. Isso é o que se chama hermenêutica. Todos esses versículos tratam do coração altivo, soberbo, desvairado por tudo o que a moda mundana oferece. Tratam daquele coração que ao invés de primar pela santidade e pala separação do mundo procura ser belo através de coisas que o mundo oferece.

    Na Bíblia sempre os atavios está ligado a apostasia e a idolatria. Aconselho ler meu comentário em "refutando o modernismo liberal". É verdade que Deus vê o coração, mas o coração, o interior, reflete o exterior, ou seja, o exterior é o retrato do que está no interior. Quanto o caso de Rebeca aconselho ler o meu comentário que está em "refutando o modernismo liberal"

    ResponderExcluir
  4. +Wesley li todos comentários e, reparei uma coisa no seu perfil,
    olhando você e essa moça entendi o porque vc ñ aceita a verdade da biblia
    jamais eu diria que voçeis são crentes
    pois o verdadeiro cristão reflete o Senhor Jesus.
    mundanos foi o que refletiu, fazendo a vontade do diabo olha o decote
    ah o diabo tbm é crente
    é assim que servem a Deus? II tes.10.12
    10 porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.
    11 E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;
    12 Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.

    ResponderExcluir
  5. O povo de onde quando quer viver uma vida de qualquer maneira sempre é contra quem prega contra isso, acha q tudo é versículo isolado, aff, vai te converter, Pois a pessoa realmente convertida e degenerada não vive de qualquer jeito, seja luz, seja sal, seja exemplo, influencie e não seja influenciado (a)

    ResponderExcluir
  6. À paz do Senhor para todos, sobre Gênesis 24;22 é bom ressaltar que era um costume daquele povo onde Abraão estava, (terra dos cananeus) Abraão estava peregrinando, isto é tendo contato com varias culturas, mas na origem nós não encontramos na bíblia SARA a esposa de Abraão usando essas coisas, pelo contrario, em (1Pedro:3;1ao6) é repreendido o uso dessas coisa, e a vida de SARA é colocada com exemplo; pois ela(SARA)era formosa à vista(GÊNESIS:12;11) sem usar nada disso.

    sobre as próximas referencias; DEUS nunca aprovou o uso dessa coisas, quando ISRAEL saiu do Egito o povo pediu aos Egípcios as joias os vaso...(Êxodo:12;35,36) foi um cumprimento ao qual DEUS tinha falado a Abraão em (Gênesis:15;14) pois naquela época não avia dinheiro com tem hoje(Real,Euro,Dólar
    , etc), não era para eles usarem no seus próprios corpos, mas terem como dinheiro, valor, para usarem no sustento de suas famílias na construção do tabernáculo, e ajudar o próximo(poderia ser o natural da terra ou o estrangeiro) até por que a bíblia diz que eles passaram 40(quarenta) anos no deserto e as sua roupas não se envelhecia(Deuteronômio:29;5), obs: hoje o dinheiro que DEUS dá ao seu povo não e para eles gastarem com idolatrias(seja com seu próprio corpo ou fora do corpo,(1 coríntios:6;18)), é para usarem no sustento de sua família, com a manutenção da igreja(dízimos e ofertas) e ajudar o próximo,

    quando o Espírito Santo usa Paulo para Timóteo ele usa a palavra TRAJE(1Timóteo:2;9) se referindo as roupas das mulheres e não as pinturas ou brincos e etc, as suas roupas tinham que ter modéstia(que não chamasse a atenção com a sensualidade e etc),

    quanto a só levar em consideração o que JESUS falou(nos evangelhos) para firma doutrina é errado: pois assim seria invalidar o ESPÍRITO SANTO na vida da igreja, pois o mesmo JESUS falou que o ESPÍRITO SANTO, quando ele chegasse ensinaria tudo e os faria lembrar(João:14;26), obs: o que dizer de texto como esses(Atos:2;42, Rmanos:1;28ao32, 1Corítios:6;9,10, Gálatas:5;16ao26, 1Timóteo:4;1ao5), será porque não foi JESUS que falou nos evangelhos não tem valor? será porque JESUS não falou nos evangelhos o cristão pode usar drogas como maconha, cachaça, crack e etc,

    despertemos o irmãos!!!!

    quem tem ouvido ouça o que o ESPÍRITO diz a IGREJA,(Apocalipse:22;14,17).

    ResponderExcluir
  7. Meus irmãos a BÍBLIA também é um livro de FIGURA e ALEGORIAS, sendo assim (EZEQUIEL:16;12), diz o versículo (E te pus uma joia na testa, e pendentes nas orelhas, e uma COROA de glória na cabeça). Aí eu pergunto a todos, vocês já viram alguma MULHER ou HOMEM em ISRAEL andar com uma COROA na cabeça?

    O que DEUS queria que eles tirasse era exatamente os ATAVIOS(brinco, pulseira, colares, anéis, pinturas da época dos Egito e etc),(Exôdo:33;1ao6),

    pois em (1Coríntios:10;1ao11) fala sobre isso, especificamente o versículo; 11,

    em (Efésios:2;1ao10) somos orientados para não mas viver a vida como as pessoas que ainda não foram VIVIFICADA (transformada) por JESUS CRISTO,

    Que possamos ser como a IGREJA de FILADÉLFIA, tendo uma diferencia no mundo GUARDANDO A PALAVRA DE JESUS(Apocalipse:3;8).

    ResponderExcluir
  8. A palavra VAIDADE é = a ILUSÃO ou INUTILIDADE no sentido o qual Salomão escreveu, daí podemos dizer ILUSÃO de ILUSÃO! Tudo é ILUSÃO, ou INUTILIDADE de INUTILIDADE! Tudo é INUTILIDADE,

    DEUS não está usando Salomão aqui para falar de DOUTRINAS de usos e costumes: estudem o livro de ECLESIASTES utilizando algumas versões de BÍBLIAS e descobrirão que não se refere a (brincos,pulseira,colar,pinces,anéis,batom,pinturas e etc.

    ResponderExcluir