domingo, 24 de janeiro de 2010

REFUTANDO O MODERNISMO LIBERAL(PARTE I)

A INTERPRETAÇÃO CORRETA DE I Pedro 3: 3-4

A maldita frase “é proibido proibir” deu origem a uma grande heresia ao texto I Pedro 3:3-4 em que o apóstolo diz: “O vosso enfeite não seja o exterior, como o frisado de cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, mas a beleza interior, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que é precioso diante de Deus”. Segundo os hereges, Pedro não reprova o uso de jóias, na realidade, Pedro está enfatizando que o uso de jóias não seja prioridade na vida das mulheres, mas a prioridade seja a beleza interior, um espírito manso e tranqüilo, que é precioso diante de Deus conforme o versículo 4”.
Observe que Pedro, se expressa exemplificando o que é reprovável: o uso de jóias, o luxo dos vestidos e o frisado de cabelos. Então, não há dúvida que o uso de jóias é condenável. Vale salientar também que temos duas orações, a primeira: “o vosso enfeite não seja o exterior, como frisado de cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos” e a segunda: “mas, a beleza interior, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo que é precioso para Deus”. A segunda oração é uma oração adversativa devido a conjunção “mas”. A segunda oração se liga à primeira oração pela conjunção “mas”, completando-a sem modificar o seu sentido. A conjunção “mas” liga as duas orações, porém, elas permanecem entre si independentes, embora contrastantes. Assim, não faz sentido dizer que Pedro está enfatizando que prioritariamente a serva de Deus deve se preocupar com os adornos espirituais não abandonando os adornos materiais. Não existe prioridade nenhuma nessas duas orações, ou seja, a primeira oração não tem prioridade sobre a segunda oração e nem a segunda oração exerce prioridade sobre a primeira.
Ora, se essa interpretação dos hereges é correta, então Paulo também não reprova a embriaguez por parte dos crentes. Os crentes podem se embriagar contanto que isso não seja prioridade – “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito” (Efésios 5:18). Assim, vinculando I Pedro 3:3-4 a Efésios 5:18, tiramos a conclusão que a prioridade para o crente deve ser “está cheio do Espírito”, ou seja, a prioridade é a segunda parte do versículo, ou seja, a segunda oração. Isto é: prioritariamente o crente deve ser cheio do Espírito e então, pode se embriagar com vinho que é a primeira parte do versículo, ou seja, a primeira oração.
Não podemos fazer malabarismo com a palavra de Deus “Não” não é “Sim”, “Não” é “Não”. Não se embriagar com vinho é não se embriagar com vinho. Pedro especifica o que é “não seja o exterior” Ele diz: “o frisado de cabelos, o uso de jóias de ouro, o luxo dos vestidos”. Portanto, o apóstolo Pedro está reprovando, invalidando, o uso de jóias através da negativa “Não”. Do mesmo modo, Paulo reprova a embriagueis com vinho através da negativa “Não”. Escrevendo ao jovem pastor Timóteo, Paulo usa a mesma negativa “Não” enfatizando que as mulheres evitem o uso de jóias e que se ataviem com as boas obras: “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestido preciosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras”
Os modernistas dizem: “os apóstolos Pedro e Paulo estão ensinando o equilíbrio, não estão reprovando o uso de jóias, portanto, devemos pregar o equilíbrio”. Essa justificativa não condiz com a verdade bíblica, pois não se pode assumir uma posição de equilíbrio diante de uma negativa.
O uso de brincos e piercings têm origens na feitiçaria e falsas religiões. Veja o testemunho de um crente: “Como ex-hindú eu sei que a prática dos piercings vem do hinduísmo e da feitiçaria. Os hindus furam as suas línguas com pequenas agulhas e perfuram todo o corpo com anzóis, entrando em transe. Eu testemunhei isso pessoalmente. Louvo a Deus que convenci alguns sobre as malignas tatuagens”. Em uma entrevista sobre piercing, feita com Anton La Vey, fundador da “igreja de satanás” dos Estados Unidos, o entrevistado afirma: “O piercing é proibido pela Bíblia no livro de Levítico, e grande parte do mundo é regida pelas crenças religiosas bíblicas, até mesmo a própria África; por isso pretendo encorajá-la a qualquer atitude que constitua uma sublevação contra o cristianismo”.
Observe o que Paulo diz em Efésios 5:11 “E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes, condenai-as”. Pastores e igrejas que são coniventes com este assunto, esperando alcançar mais jovens e não ofendê-los, estão na verdade lutando contra Deus e semeando uma apostasia sem retorno.

Levantemo-nos pela verdade, não importando o preço!
Ir. Marcos Pinheiro
E-mail: marcos_apb@unifor.br

5 comentários:

  1. Meu amado pastor concordo com vc no que tange o exagero. Mas jóias, pulseiras, essas coisas perecem com o uso, segundo cap 2 de Paulo aos colossenses, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem falar, que é notável e inegável o uso de jóias na Bíblia. - Teve serva de Deus que ganhou um brinco pra por no Nariz - momento (ohhhhhhhhhh, que absurdo) Rebeca ganhou jóias, braceletes, ouro e prata. Gn 24
      Em numeros 31:50 o povo faz oferta ao senhor com Jóias: “Pelo que trouxemos uma oferta ao Senhor, cada um o que achou, vasos de ouro, cadeias, braceletes, anéis, arrecadas e colares, para fazer propiciação pelas nossas almas perante o Senhor”.

      “ E assim vieram homens e mulheres, todos dispostos de coração; trouxeram fivelas, e brincos, e anéis, e braceletes, todo o vaso de ouro; e todo homem oferecia oferta de ouro ao Senhor” exodo 35:22

      "Tirem os brincos de ouro de suas mulheres, de seus filhos e de suas filhas e tragam-nos a mim".
      Êxodo 32:2 detalhe dos filhos e das filhas (que absurdo). - Ao meu ver absurdo foram eles terem usado as jóias pra fazer uma estátua de ouro isso sim.

      Enfim... se quiser mais referencias eu te mando. Sem falar que tudo que é bom é sempre comparado a jóias, colares no pescoço, simbolicamente, a noiva é enfeitada e cantares, e se vc for mergulhar na palavra vc vai entender, que o nosso coração não deve estar nessas coisas, simples assim. Eu prefiro ser crente de Beréia à de Tessalonica, e longe de mim dormir e sufocar suavemente os que já estão expirando, com um sistema de

      (...) “não manuseies isto, não proves aquilo”, segundo o preceito e doutrinas de homens com coisasque hão de perecer pelo uso}, As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne".

      Colossenses 2:22,23 (2ª COLOSSESES 2:4 ATE O FIM).

      Excluir
  2. Pastor, Deus está nesta doutrina, continui levando o evangélho PURO, que foi dado pelo ESPÍRITO SANTO aos pioneiros, para a santificação do povo de Deus.
    A Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Parabens pastor, nós fomos colocados para defesa do evengelho, a verdade tem que ser dita
    aos que querem se justificar usando texto de Col. cap.2 e outros textos. A Biblia é e sempre será um livro sagrado.
    alguns a usam para se beneficiar esses não receberam o amor de Deus para se salvarem, antes receberam o espirito do erro para que fazendo toda a vontade de sua carne achem que estão salvos

    ResponderExcluir
  4. Li todas as postagens refutando o Modernismo Liberal, da parte 1 até a parte 12. É, realmente, muito exclarecedor e edificante, pois muitos estão deixando a verdadeira doutrina para se unir e defender os evangelhos torcidos que homens impios camuflados de justos ensinam ao povo de Deus, corrompendo assim muitas vidas.
    Precisamos combater contra esse evangelho adulterado e diluído com o pecado. Obrigado pelos estudos irmão Marcos. Que o SENHOR continui lhe encorajando e firtalecendo cada vez mais. Fique na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir